A Associação irá orientar os provedores regionais (ISPs) a engajar mulheres no setor
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) foi aprovada como membro do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro. A iniciativa surgiu por meio dos projetos apresentados pela Câmara ABRINT Mulher, que visa promover o engajamento de mulheres no mercado de ISP.
As iniciativas da Câmara ABRINT Mulher estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização(ODS) nº 5, que trata sobre igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres nas empresas.
Dessa forma, a Câmara ABRINT Mulher busca mostrar aos provedores regionais o que eles podem fazer, alinhando estratégia e operação com princípios universais de promoção da igualdade de gênero nas empresas.
Requisitos
Para uma empresa se tornar membro do Pacto Global da ONU é necessário assumir o compromisso de implementar os 10 Princípios do Pacto Global em suas estratégias de negócio e operações diárias.
Os princípios universais são derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
As empresas que aderem ao Pacto Global da ONU devem publicar relatórios periódicos sobre os progressos realizadosem relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tornando o compromisso público e transparente.
ABRINT Mulher
A Câmara ABRINT Mulher é um movimento associativo empresarial, organizado por mulheres, com o objetivo de estimular as melhores práticas de gestão e fortalecer a participação das mulheres no setor de Telecomunicações.
Segundo a ABRINT Mulher, quase 30% das empresas associadas à ABRINT possuem mulheres em seu quadro societário.Uma pesquisa da ABRINT mostrou que há uma relevante representatividade feminina na gestão destas empresas. Contudo, havia uma baixa participação das mulheres no ambiente da associação.
Foi então que a ABRINT criou a ABRINT Mulher em 2017 com o objetivo de reconhecer e fortalecer a participação da mulher na gestão dos seus negócios e nas atividades da associação. Entre as ações promovidas pela Câmara estão a capacitação profissional em gestão e liderança.