Nesta semana, nos Estados Unidos, foi descoberto o plano de lançamento de um satélite pelo Facebook. A empresa de Mark Zuckemberg teve seu projeto Athena descoberto pela Wired, a Anatel norte-americana, devido informações publicadas por uma lei de transparência.
O objetivo do projeto é lançar já no próximo ano um pequeno satélite em órbita baixa para dar acesso à internet de alta velocidade para quem ainda não consegue usar a rede em regiões remotas espalhadas por todo o planeta.
No último mês de setembro, relatório da International Telecommunications Union apontou que metade da população mundial não tem acesso a internet banda larga. Para que essa demanda fosse atendida seriam necessários muitos satélites em órbita baixa (lançados até 2 mil km acima da superfície da Terra), justamente o projeto do Facebook.
Ainda sabemos poucos detalhes do planejamento do Facebook para 2019, que pode ser o início de uma nova infraestrutura de internet que ainda não temos em larga escala.
Não é a primeira iniciativa do Facebook para levar internet de qualidade aqueles que não tem. O projeto Internet.org, por exemplo, permite acesso gratuito a alguns serviços de internet em algumas regiões do planeta, diminuindo problemas de conectividade, muito presentes nestes lugares.