SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Guia de Carreiras em Telecomunicações

Guia de Carreiras em Telecomunicações
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Já pensou em desenvolver uma carreira na área de telecomunicações? As opções são amplas e o mercado é promissor, segundo pesquisa da IDC, a expectativa é que a indústria cresça 10% em 2021. Os profissionais dessa área podem trabalhar em empresas de telefonia, radiodifusão, agências regulamentadoras, provedores de internet, além de empresas prestadoras de serviço e assistência técnica.

Os cargos e funções podem ser bem variados, mas os interessados podem tanto iniciar com um curso técnico de redes ou telecomunicações com duração de 2 anos, como fazer uma graduação em engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, ou mesmo a graduação em informática.

Para completar, tanto na área de Tecnologia da Informação como em Telecomunicações, há diversos cursos, treinamentos e certificações que podem aprimorar o currículo de um profissional do setor de telecomunicações. Para facilitar vamos falar um pouco sobre as carreiras e as certificações mais importantes.

Profissões

Técnico de telecomunicações

O técnico de telecomunicações a tua planejando, implantando, operando e gerenciando projetos de sistemas de telecomunicações. Os serviços podem variar conforme a área de atuação, mas vão desde serviços de TV a cabo, telefonia, comunicação e transmissão de dados, realizados por meio de sinais em cabos metálicos, fibras ópticas, micro-ondas e satélites.

Engenheiro de telecomunicações

O engenheiro de telecomunicações garante a comunicação por meio de sistemas de telefonia, rádio e televisão, além da transmissão de dados em redes de computadores. O engenheiro desempenha funções estratégicas, projetando e operando redes de comunicação com e sem fio, além de cabeamentos subterrâneos e aéreos. Garantindo o bom funcionamento das comunicações por televisão e rádio, transmissão de dados em redes de computadores e sistemas de telefonia.

Administrador de Redes

O administrador de redes é responsável por implantar e monitorar a rede de computadores. Ele deve não só manter equipamentos funcionando corretamente, como também pesquisar novas soluções, auxiliar no suporte ao usuário, criar rotinas de manutenção e monitorar recursos.

Analista de Segurança

O profissional de segurança trabalha no desenvolvimento e aplicação das políticas de segurança da informação da empresa. Ele também desenvolve projetos e cuida da manutenção de segurança da rede, incluindo hardwares e softwares de servidores.

Essas são algumas das profissões relacionadas ao mundo das telecoms, mas existem muitas outras como o técnico em radiocomunicação, técnico de telefonia, técnico de campo entre outras.

Os cursos técnicos complementares e as certificações são importantes para que o seu currículo seja interessante aos empregadores. Existem muitas certificações relacionadas a equipamentos específicos, fibra óptica e etc. Entre as mais importantes na área de redes estão as certificações da Cisco como CCENT, CCT, CCNA, além dessas podemos citar o ITF, CompTia, o MTA e o MCSA da Microsoft. A dica é pesquisar bem o campo que você pretende seguir dentro das telecomunicações e analisar os requisitos que são solicitados pelos empregadores. Dessa forma você consegue trilhar um caminho mais certeiro na sua profissão.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais