Já pensou em desenvolver uma carreira na área de telecomunicações? As opções são amplas e o mercado é promissor, segundo pesquisa da IDC, a expectativa é que a indústria cresça 10% em 2021. Os profissionais dessa área podem trabalhar em empresas de telefonia, radiodifusão, agências regulamentadoras, provedores de internet, além de empresas prestadoras de serviço e assistência técnica.
Quer saber mais sobre os serviços prestados pela Eletronet? Entre em contato conosco
Saiba maisOs cargos e funções podem ser bem variados, mas os interessados podem tanto iniciar com um curso técnico de redes ou telecomunicações com duração de 2 anos, como fazer uma graduação em engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, ou mesmo a graduação em informática.
Para completar, tanto na área de Tecnologia da Informação como em Telecomunicações, há diversos cursos, treinamentos e certificações que podem aprimorar o currículo de um profissional do setor de telecomunicações. Para facilitar vamos falar um pouco sobre as carreiras e as certificações mais importantes.
Profissões
Técnico de telecomunicações
O técnico de telecomunicações a tua planejando, implantando, operando e gerenciando projetos de sistemas de telecomunicações. Os serviços podem variar conforme a área de atuação, mas vão desde serviços de TV a cabo, telefonia, comunicação e transmissão de dados, realizados por meio de sinais em cabos metálicos, fibras ópticas, micro-ondas e satélites.
Engenheiro de telecomunicações
O engenheiro de telecomunicações garante a comunicação por meio de sistemas de telefonia, rádio e televisão, além da transmissão de dados em redes de computadores. O engenheiro desempenha funções estratégicas, projetando e operando redes de comunicação com e sem fio, além de cabeamentos subterrâneos e aéreos. Garantindo o bom funcionamento das comunicações por televisão e rádio, transmissão de dados em redes de computadores e sistemas de telefonia.
Administrador de Redes
O administrador de redes é responsável por implantar e monitorar a rede de computadores. Ele deve não só manter equipamentos funcionando corretamente, como também pesquisar novas soluções, auxiliar no suporte ao usuário, criar rotinas de manutenção e monitorar recursos.
Analista de Segurança
O profissional de segurança trabalha no desenvolvimento e aplicação das políticas de segurança da informação da empresa. Ele também desenvolve projetos e cuida da manutenção de segurança da rede, incluindo hardwares e softwares de servidores.
Essas são algumas das profissões relacionadas ao mundo das telecoms, mas existem muitas outras como o técnico em radiocomunicação, técnico de telefonia, técnico de campo entre outras.
Os cursos técnicos complementares e as certificações são importantes para que o seu currículo seja interessante aos empregadores. Existem muitas certificações relacionadas a equipamentos específicos, fibra óptica e etc. Entre as mais importantes na área de redes estão as certificações da Cisco como CCENT, CCT, CCNA, além dessas podemos citar o ITF, CompTia, o MTA e o MCSA da Microsoft. A dica é pesquisar bem o campo que você pretende seguir dentro das telecomunicações e analisar os requisitos que são solicitados pelos empregadores. Dessa forma você consegue trilhar um caminho mais certeiro na sua profissão.