Para manter uma rede funcionando ininterruptamente é necessário um monitoramento extensivo 24×7 (24 horas por dia, nos 7 dias da semana). Por isso, é muito comum nos referirmos ao NOC (Network Operations Center) e ao SOC (Security Operations Center) como o coração da rede.
É lá que acontece todo o gerenciamento operacional e de segurança, desde o provedor de internet até os pontos de interconexão, como os POPs, PIXs, residências, empresas etc.
Serviço crítico para a continuidade dos negócios
Esse monitoramento e gerenciamento é um serviço crítico,qualquer falha na rede pode levar a uma paralisação dos negócios, gerando perdas financeiras, clientes insatisfeitos, além de prejudicar a imagem do provedor de internet (ISP). As falhas também abrem brechas para ataques cibernéticos que podem agravar ainda mais o problema.
Monitoramento em tempo real e normas específicas
As redes são monitoradas em tempo real e exigem um conjunto de normas, protocolos e softwares específicos para esse controle. No processo de monitoramento todos os componentes de rede, como roteadores, switches, firewalls, servidores e VMs, são monitorados quanto a falhas e desempenho e avaliados continuamente para manter e otimizar sua disponibilidade.
Ações proativas e eficiência da rede
As ferramentas de monitoramento dão subsídios para ações preventivas, dessa forma os administradores podem identificar deficiências de forma proativa e otimizar a eficiência da rede. Encontrar problemas de desempenho e gargalos de forma proativa ajuda a identificar erros no estágio inicial e pode evitar o tempo de inatividade ou falhas da rede.