SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

O que é rede FTTH?

O que é rede FTTH
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Uma tecnologia que tem ficado cada vez mais popular entre os consumidores e, portanto, tem tido alta demanda nos provedores de internet é a rede Fiber To The Home (FTTH), que consiste em levar a fibra óptica até a last mile (última milha), ou seja, para dentro da casa do cliente. A popularidade do FTTH está justamente nas vantagens que ela oferece ao consumidor. Vamos conferir!

Velocidade

Com a fibra óptica chegando direto na casa do cliente, não há perda de velocidade, a conexão chega mais veloz e mais estável, com todas as vantagens que a conexão por fibra óptica consegue oferecer.

Estabilidade

A fibra óptica tem baixa interferência externa, o que torna a conexão mais estável. Em uma rede FTTH a internet não irá sofrer com interferências da rede de energia elétrica, por exemplo.

Baixa latência

Como a rede FTTH faz uma ponte direta de fibra óptica entre o provedor de internet e a casa do cliente, a latência da rede diminui, há menos congestionamento e menos saltos de conexão, visto que a conexão não tem que passar por vários equipamentos até chegar ao cliente.

Saiba mais sobre: como diminuir a latência da internet

Segurança

Uma rede direta de fibra óptica é muito mais segura. Na fibra óptica há menos risco de interferências de sinal e incêndios, porque a transmissão dos dados utiliza luz e não eletricidade. Além disso, os cabos não superaquecem e são menos afetados por fenômenos da natureza como ventos fortes ou chuvas. Além disso, eles disponibilizam uma segurança maior em relação às redes tradicionais, pois os invasores não podem usar vazamentos de sinal para ter acesso a dados. Sendo assim, a rede FTTH é um método seguro e eficiente para garantir maiores níveis de qualidade e confiabilidade ao projeto.

FTTH x FTTX

É importante esclarecer que o Fiber to The Home (FTTH) acontece exclusivamente quando a fibra óptica é entregue diretamente na casa do cliente. Existem outras redes e nomenclaturas que são usadas quando a fibra óptica é levada até determinado ponto e de lá a conexão vai para o cliente de diversas formas.

FTTH e rede PON

A rede PON é uma infraestrutura de rede de fibra óptica que utiliza arquitetura FTTx, incluindo a FTTH.  Uma PON é uma rede de fibra que usa apenas componentes passivos e de fibra, como divisores e combinadores, em vez de componentes ativos, como amplificadores, repetidores ou circuitos de modelagem. Essas redes custam significativamente menos do que aquelas que usam componentes ativos. A rede GPON usa multiplexação por divisão óptica de comprimento de onda (WDM) para que uma única fibra possa ser usada para dados downstream e upstream.

Você sabe qual tipo de fibra óptica é utilizada nas redes PON? Confira agora!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais