Os resultados se mantiveram e cresceram, como em anos anteriores, pequenos provedores continuam sendo líderes em novas conexões fixas com um aumento de 1,2 milhão de contas, segundos dados divulgados pela Anatel.
Puxando o acesso à internet no Brasil, a pesquisa também ressalta que de janeiro a maio, as empresas menores ficaram com 897,5 mil delas, ou 74,2%. No total, o país encerrou maio com 30 milhões de acessos ativos de banda larga fixa.
Pequenos provedores, que são consideradas com menos de 50 mil assinantes, atendem 5,3 milhões de clientes, cerca de quase 20% dos assinantes de banda larga no Brasil. Se contarmos o mercado total, as novas adesões representam 4% do número de mercado anterior.
Outro dado relevante é o aumento do número de assinaturas de ultra banda larga, conexões acima de 34 Mbps foram 249 mil novos assinantes, enquanto outras bandas, como a de 12 Mbps, perderam força com apenas 29 mil novos contratos.
Vale lembrar que xDSL continua sendo a conexão com mais adeptos, com um número de 13 milhões de acessos. Em seguida, conexões por cabos contam com 9,2 milhões e conexões por fibra óptica com 3,8 milhões de acessos.
Veja também: O que é e como funciona a PLC internet?