SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Qual é a melhor máquina de fusão de fibra óptica?

Engenheiro de ISP usando máquina de fusão de fibra óptica.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A escolha da máquina de fusão de fibra óptica certa é extremamente importante, pois ela determina a qualidade e confiabilidade das suas conexões ópticas. Além disso, optar por uma máquina inadequada pode resultar em tempo e dinheiro desperdiçados. Portanto, é importante ter conhecimento sobre as diferentes máquinas e tecnologias disponíveis para que você possa selecionar a máquina certa para o seu projeto.

O que é uma máquina de fusão?

Uma máquina de fusão de fibra óptica é o equipamento usado para unir duas ou mais fibras ópticas por meio do calor. A fusão é realizada usando a luz a laser, pois o calor resultante é suficiente para fundir as fibras, formando uma ligação sólida entre elas. Essa ligação é então testada para garantir que a conexão seja estável e confiável.

Quais são os tipos de sistemas de emenda?

Os tipos de sistemas de emenda usados em uma máquina de fusão de fibra óptica são: 

1. Fusão óptica direta

A emenda de fusão óptica direta, também conhecida como DFB, é indicada em aplicações que exigem uma união permanente, alta estabilidade e baixa perda de inserção. É particularmente adequada para uniões de dois cabos de fibra óptica com alto índice de refração. É uma técnica usada principalmente para fusões permanentes de curta distância.

2. Fusão óptica com vidro de emenda

A fusão óptica com vidro de emenda (VF) é indicada quando se precisa de uma ligação muito resistente, como em aplicações em que a fibra óptica está sujeita a vibrações mecânicas, choques térmicos, umidade e poeira.

3. Fusão óptica com emenda de fusão mecânica

A fusão óptica com emenda de fusão mecânica (FMF) é indicada quando se precisa de uma ligação muito resistente, mas não é necessário usar vidro de emenda. Ela é especialmente usada em aplicações industriais, pois pode suportar choques mecânicos e vibrações. A FMF é indicada em aplicações em que se precisa de um alto nível de confiabilidade da conexão por um longo período de tempo.

4. Fusão óptica com fusão térmica

A fusão óptica com fusão térmica (TF) é indicada quando se precisa de uma ligação rápida e confiável. Ela é especialmente útil em aplicações em que não é necessário usar vidro de emenda, pois a fusão térmica pode ser realizada de forma mais rápida. Ela também é indicada em aplicações em que é necessário um alto nível de confiabilidade, mesmo em condições de temperatura extremas.

5. Fusão óptica com emenda de fusão a vácuo

A fusão óptica com emenda de fusão a vácuo (VF) é indicada quando se precisa de uma ligação resistente e confiável, mas não é necessário usar vidro de emenda. Essa técnica é especialmente útil em aplicações em que a fibra óptica está sujeita a vibrações ou choques mecânicos. Ela também é indicada em ambientes em que é necessário um grau de proteção contra a umidade ou poeira.

Qual é a melhor máquina de fusão de fibra óptica?

Não existe uma máquina de fusão de fibra óptica “melhor” em geral. O melhor equipamento para o seu projeto depende de vários fatores, incluindo o nível de precisão necessário, a aplicação específica e o orçamento disponível. É importante procurar por recomendações de especialistas antes de comprar esse tipo de máquina.

De qualquer forma, ao escolher uma máquina de fusão de fibra óptica, pense nas características de cada tipo de sistema de emenda e considere os seguintes fatores:

  • Precisão necessária para a aplicação;
  • Eficiência;
  • Capacidade de fusão;
  • Qualidade de emenda da fibra;
  • Velocidade de fusão;
  • Custo-benefício.

Se puder, tente experimentar diferentes máquinas antes de tomar a sua decisão. Além dos fatores mencionados acima, é importante considerar a qualidade de construção da máquina de fusão de fibra óptica. 

O equipamento deve ser robusto o suficiente para suportar o uso contínuo e ter peças que possam ser facilmente substituídas. Além disso, certifique-se de que a máquina possua todos os recursos necessários para realizar o trabalho especificado.

Quais cuidados deve se ter com a máquina de fusão?

Para garantir a segurança e a eficiência da máquina de fusão de fibra óptica, é importante seguir todas as instruções fornecidas pelo fabricante. Além disso, certifique-se de que a máquina esteja limpa e livre de poeira antes de usá-la. Também é importante que a área de trabalho esteja bem ventilada e que os equipamentos sejam inspecionados regularmente para verificar se estão em boas condições de funcionamento.

Conheça a Eletronet

A Eletronet conta com mais de duas décadas no mercado e opera uma extensa rede de fibra óptica que possui 17.000 km e abrange 18 estados brasileiros, interligada às redes de energia elétrica. 

A estrutura de alta confiabilidade da Eletronet proporciona serviços de telecomunicação com qualidade superior e capacidade praticamente infinita. Conheça nosso serviço de link dedicado para provedores e ofereça o que há de melhor para seus clientes!

Saiba mais: fusão fibra óptica

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais