SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Rede de dados: entenda o seu funcionamento

cabos azuis e verdes conectados em uma rede de dados
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A internet está presente em quase todos os lugares do mundo, e, para que ela funcione, é necessária uma grande infraestrutura com rede de dados e equipamentos que estabeleçam comunicação entre todos os sistemas.

Assim, entender como a rede de dados opera é importante para compreender toda a infraestrutura envolvida. Acompanhe este conteúdo da Eletronet e compreenda!

O que é uma rede de dados?

Uma rede de dados é uma malha que serve para interligar sistemas de computadores, também chamados “nós”, o que viabiliza a transmissão de dados e resulta na internet. Esses computadores recebem, trocam e enviam tráfego de voz, dados e vídeo por meio de softwares e hardware, que juntos formam o ambiente da rede.

Para que serve uma rede de dados?

A rede de dados possibilita o compartilhamento de informações entre pessoas espalhadas ao redor do mundo, sendo algo que ultrapassa as barreiras geológicas e possibilita que diversos serviços essenciais sejam prestados.

Nesse sentido, inúmeras atividades do cotidiano da vida moderna só são possíveis graças a uma rede de dados, como enviar e receber áudio pelo smartphone, assistir a vídeos e receber e enviar e-mails.

Como as redes se conectam?

A conexão das redes acontece por meio de milhões de cabos de fibra óptica distribuídos pelo mundo, interligando os continentes até mesmo por baixo dos oceanos. A partir disso, são exigidos equipamentos e protocolos que fazem a comunicação entre os “nós”, como roteadores, modems, portas de comunicação e placas.

Esses protocolos são linguagens usadas para que os sistemas de computadores possam estabelecer a comunicação entre eles, de modo que a conexão acontece quando dois “nós” estão na mesma rede.

O que é o endereço IP?

Cada computador conectado a uma rede tem um identificador que é único e indica o destino ou a origem da transmissão de dados. Esse identificador é denominado network address, ou seja, endereço da rede, em português.

Sendo assim, o endereço IP é um desses identificadores e o mais utilizado entre os dispositivos. Ele serve como uma forma de organização para ser possível não apenas localizar a origem e destino dos dados, mas também para rastrear o caminho que os dados fizeram na internet.

Saiba mais sobre o que é endereço IP

O que é o cabo OPGW?

O cabo OPGW é um tipo de fio para-raios muito resistente com fibra óptica em seu núcleo e que fica no topo das linhas de transmissão de energia elétrica. Por ter fibra óptica no interior, esse cabo consegue transportar dados sem interferências eletromagnéticas e de forma muita rápida. 

A rapidez ocorre porque ele transporta os dados justamente pelos fios de alta tensão e utiliza a velocidade da luz como meio. Assim, o OPGW consegue transmitir grande volume de dados em questão de segundos.

Esse tipo de estrutura é a utilizada pela rede de dados Eletronet, que transporta dados por 18 estados do Brasil por meio das linhas de alta tensão de energia elétrica, oferecendo serviços de qualidade aos provedores de internet.

Quais são os diferentes tipos de rede de dados?

Existem diversos tipos de redes em funcionamento atualmente, alguns dos principais são:

Redes locais

Entre as redes de dados, está a rede local (LAN), que é um grupo de dispositivos normalmente conectados a uma área que compartilha uma mesma conexão centralizada de internet.

Redes remotas

As redes remotas (WAN) são conexões de duas ou mais redes locais, o que normalmente acontece em uma região geográfica ampla.

Redes sem fio

A rede sem fio (WLAN) é uma rede local que conecta dispositivos por meio de ondas de rádio.

Redes cabeadas

As redes cabeados são estruturas que organizam a rede interna utilizada por uma organização, tendo a intenção de tornar a manutenção e a ampliação mais simples.

Redes virtuais privadas

As redes virtuais privadas (VPN) são conexões de internet que usam criptografia para conectar o dispositivo à rede.

Com ela, a conexão se torna mais segura para que dados confidenciais sejam transmitidos sem riscos.

Redes externas

Por fim, entre as redes de dados também há as redes externas, que têm dois tipos: a rede rígida e a flexível.

Na rede rígida, cada par conectado a uma caixa terminal corresponde a um par único no distribuidor e nos cabos alimentadores da central.

Já na flexível, a qualquer par conectado a uma caixa terminal pode ter um par entre a central e sub-repartição.

As locais, por exemplo, se diferenciam por ter os servidores e computadores no mesmo espaço físico, como em uma empresa, possibilitando o compartilhamento de informações.

Porém esse tipo de rede não fornece acesso à internet aos equipamentos. Para isso é necessário conectá-los a uma rede WAN, que é uma rede de longa distância e que funciona por intermédio de roteadores, modens ou conexão de banda larga.

Veja mais: Tipos de internet | Ponto de rede | OLT ideal para sua rede | Topologia de rede

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais