SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Saiba o que é churn rate para ISP

churn rate para ISP
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Churn rate para ISP é a taxa de rotatividade dos clientes de provedores de internet (ISP), ou seja, o índice que avalia a quantidade de clientes que cancela o serviço de determinado provedor.

Essa taxa é um dos fatores mais importantes a serem analisados quando precisamos calcular a rentabilidade da empresa, uma vez que, de forma geral, a receita de um provedor de internet é majoritariamente formada pela mensalidade dos clientes. Então, se o churn rate subir muito, isso pode ocasionar sérios problemas financeiros.

Continue a leitura para saber mais sobre esse índice e evitar que ele aumente além do previsto!

Churn rate para ISP: como a taxa influencia?

O churn rate para ISP é o principal fator para avaliar o sucesso do provedor de internet.

Isso porque existem várias empresas que fornecem serviços de internet, logo, os provedores acabam tendo uma grande concorrência entre si.

Acompanhar a taxa de churn é essencial, afinal, quando esse índice sobe, é um importante indicador de que há algo a ser melhorado no serviço.

Como fazer para calcular a taxa de churn rate do meu ISP?

A taxa de churn de ISPs costuma ser calculada com uma periodicidade pré-estabelecida pela empresa, que pode ser mensal, semestral ou anual.

O cálculo é simples: basta dividir o número de clientes que cancelaram em determinado período pelo número de assinantes do serviço.

Por exemplo: se 1 a cada 50 clientes cancelar todo mês, significa que a taxa do churn rate mensal é de 2%.

Como diminuir o churn em uma empresa de provedor de internet? 

Algumas dicas para diminuir o churn rate para ISP são:

  • Investir em uma conexão de qualidade;
  • Coletar feedbacks sobre o motivo do cancelamento;
  • Tomar medidas estratégicas com base nos feedbacks recebidos;
  • Acompanhar os concorrentes da região e tentar manter condições competitivas;
  • Realizar treinamentos com a equipe de atendimento;
  • Identificar o perfil dos clientes e manter contato com os mais propensos ao cancelamento.

Existe churn rate ideal?

O churn rate para ISP ideal seria o sonhado 0, que é possível de ser alcançado! Isso ocorre quando o negócio consegue captar uma quantidade maior de clientes do que perdeu em um determinado período. Porém esse resultado não é comum nem fácil de ser conquistado.

O cancelamento do seu serviço nunca é algo agradável. Além de diminuir o faturamento, existe a possibilidade de o cliente fazer uma publicidade negativa do serviço e influenciar outros clientes a cancelarem com seu ISP.

Contudo o cancelamento de qualquer serviço é algo que não pode ser totalmente evitado, por mais eficiente que ele seja. Por isso, o índice considerado saudável para um provedor de internet é em torno de 5% a 7% ao ano.

Conclusão

Este artigo reforça que o churn rate deve ser acompanhado e analisado pelos provedores de internet.

É indispensável tomar as medidas necessárias para que o índice permaneça baixo e estável.

Empresas que contam com a mensalidade dos clientes para compor seu faturamento precisam ter uma atenção especial à rotatividade, pois uma perda significativa de clientes pode gerar grandes danos ao negócio.

Para conquistar e reter clientes em um provedor de internet, é fundamental oferecer uma conexão de qualidade. Conheça o link dedicado para provedores e outros serviços da Eletronet e ofereça uma conexão estável, segura e com baixa latência!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais