O setor de telecomunicações está em constante evolução para melhorar os serviços oferecidos e conseguir atender a um número maior de clientes. A SDH é uma solução para otimizar as taxas de transmissão e obter lucratividade maior nas operações. Mas o que é SDH?
Entenda o que é SDH, como funciona e as vantagens dessa tecnologia.
O que é SDH?
Synchronous Digital Hierarchy (SDH), ou Hierarquia Digital Síncrona, na tradução para português, é a tecnologia usada para multiplexação Time-Division Multiplexing (TDM) de grandes taxas de bits, cuja fibra óptica é o principal meio físico de transmissão.
A rede SDH fornece a infraestrutura inicial para redes de voz e dados e é muito usada por provedores e outras empresas do ramo de telecomunicações.
A SDH é um aprimoramento do padrão Plesiochronous Digital Hierarchy (PDH), que costumava empregar padrões assíncronos de clock entre os canais. Com isso, cada passo da modulação desse sistema necessitava de um equipamento específico de multiplexação.
Com a evolução dessa tecnologia, a SDH possibilitou ter um protocolo síncrono em todos os canais, permitindo que tenham o mesmo clock.
Do que a rede SDH é composta?
Essa rede utiliza, além do meio físico já mencionado (fibra óptica, por exemplo), equipamentos e sistemas de gerência e de sincronismo.
Os equipamentos são os multiplexadores SDH, responsáveis pelo transporte de dados.
Já o sistema de gerência faz a gestão da rede, com funções de controle da rede, supervisão, provisionamento e configuração dos equipamentos.
Por outro lado, o sistema de sincronismo é responsável por fornecer as referências de relógio aos equipamentos, garantindo que o sinal seja propagado por toda a rede.
Como funciona uma SDH?
O sistema SDH funciona por meio da junção de n sinais, com uma taxa de m bits, criando as taxas de transferência de nxb bits que têm clock síncrono.
Permite também que sejam adicionados e removidos elementos multiplexadores de baixa ordem, já que a operação tem princípio síncrono.
Ainda, o processo de hierarquização apresenta vários protocolos, como STM-1, STM-16 e STM-256.
Por fim, as taxas de transmissão variam de 155 MBits/s a 40 GBits/s, e o processo se divide em camadas com abordagem servidor/cliente, bem como no formato de camadas ISO.
Vantagens do método SDH
Uma das principais vantagens do SDH é o uso nos três principais sistemas de telefonia dos Estados Unidos e da Europa.
Além disso, não há a necessidade de transferir dados por meio de sistemas caros, tornando o sistema mais acessível.
Outra vantagem é a compatibilidade entre equipamentos de fabricantes variados, bem como a facilidade de identificação dos canais de ordem inferior.
Mais uma vantagem importante: a gestão do SDH é centralizada e facilitada. Otimizando a eficiência operacional e a confiabilidade da rede.
Redes ópticas e SDH
Com a evolução tecnológica constante nas últimas décadas, a tendência é de que as redes ópticas sejam aplicadas no transporte de pacotes.
Essa tecnologia também tende a permitir que pacotes SDH sejam carregados para suprir a demanda daqueles clientes que ainda usam esse tipo de protocolo.
Agora que você já sabe o que é uma rede SDH e entendeu o funcionamento e as vantagens, será mais fácil decidir por ela para o seu provedor.
Quer investir em transporte de dados? Navegue pelo site da Eletronet e fale conosco hoje mesmo!