SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Simet: ferramenta essencial para medir a qualidade da internet

Roteador branco sobre uma mesa e, acima dele, números gráficos do 20 a 200 MB/s, representando a medição do Simet.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Se você se preocupa com a qualidade da conexão de rede do seu provedor, sabe que precisa estar constantemente fazendo medições e verificando a rede para que seus clientes tenham acesso a serviços de ponta. Mas como fazer isso?

Entenda como o Simet pode ser o que você está procurando para não se descuidar do acompanhamento e da análise de qualidade da sua rede.

O que é Simet?

O Simet é uma ferramenta que serve para medir a velocidade da banda larga da conexão de internet e ainda possui um sistema geoespacial colaborativo com dados que revelam a qualidade desse tipo de serviço e da internet móvel ao redor do país.

Como utilizar?

É possível utilizar diferentes versões da ferramenta, como a versão web, mobile e box. No caso de provedores de internet, a opção mais completa é a box, pois permite que o ISP realize verificações automáticas periódicas e avaliações contínuas das métricas de qualidade da rede.

Ou seja, ele consegue verificar a realidade da sua conexão sem precisar fazer isso de forma manual ou dar comandos específicos a cada momento que deseja fazer uma varredura. Afinal, o funcionamento é automatizado.

Além disso, a utilização é gratuita e oferecida pelo NIC.br, criador da ferramenta. Para tanto, basta obter um roteador que seja compatível e fazer a instalação do firmware da Simet.

Quais são os objetivos principais do Simet?

São basicamente três:

1. Medições

O objetivo-chave, claro, é fazer as medições para que o provedor consiga saber exatamente como está a qualidade da conexão da rede, bem como fazer o monitoramento.

Afinal, a ferramenta realiza testes na rede e acompanha a qualidade da conexão durante todo o dia.

2. Identificar pontos

Com os resultados das medições, o ISP pode relacioná-los com fatores e contextos diversos para entender o problema e identificar os pontos que precisam ser melhorados.

3. Melhorias reais

Por fim, o terceiro objetivo da ferramenta é que, após a medição e a análise de resultados, o provedor execute as ações de melhoria que forem necessárias para fornecer maior qualidade de rede.

Como consequência, o Simet auxilia não apenas os provedores e respectivos clientes de forma individual, mas consegue proporcionar melhorias importantes na internet do Brasil como um todo.

Quais indicadores de rede são analisados?

Depois de entender melhor sobre a ferramenta, ainda falta conhecer os principais indicadores de rede que são analisados pelo medidor. Nesse sentido, por meio do Simet, você verifica questões como:

  • Velocidade: quão rápido é possível acessar um serviço ou arquivo na internet;
  • Perda de pacotes: quantidade de mensagens que não é entregue ao destino;
  • Latência: quanto tempo uma mensagem demora para ir até determinado destino e retornar;
  • Jitter: variação da latência em termos temporais.

Quais são os diferenciais do Simet Box?

Existem vários diferenciais que destacam o Simet Box entre os demais sistemas de medição disponíveis no mercado. Dentro disso, alguns dos principais são:

  • Funcionalidade gateway completa IPv4 e IPv6;
  • Possibilidade de uso no modo roteador ou no modo cliente (que oferece apenas medição);
  • Interface web embarcada;
  • Software livre com código de fonte disponível para acesso no GitHub;
  • Servidor de impressão, DDNS, firewall e QoS por zonas;
  • Disponibilidade de obter suporte best effort.

Quais roteadores são compatíveis?

Diversos modelos de roteadores são compatíveis com esse medidor. Porém, algumas dicas te ajudarão a encontrar o modelo ideal para o seu provedor:

  • O roteador precisa ser suportado por OpenWRT;
  • É necessário que ele tenha pelo menos 64 MiB de RAM e 8 MiN de FLASH;
  • O roteador precisa ter capacidade compatível com o serviço (por exemplo: velocidade superior a 200 Mbps).

No site do fabricante, é possível encontrar uma lista com vários modelos com compatibilidade testada para que seu provedor não tenha problemas no momento da escolha.

Agora que você já conhece essa ferramenta, entendeu como ela pode ser usada e descobriu seus principais diferenciais, utilize as dicas acima para obter um roteador compatível e passar a fazer medições com o Simet para provedores de internet.

Navegue pelo site da Eletronet e contrate o link dedicado para provedores. Fale conosco e tire suas dúvidas!

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais