SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Splitter óptico: você sabe como funciona?

Splitter óptico
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Muitas vezes os provedores de internet necessitam dividir uma conexão de fibra óptica em várias, principalmente com o crescimento do mercado e a procura elevada de clientes que buscam internet de alta velocidade. Para isso existe o splitter óptico, mas você sabe como ele funciona?

Entenda, neste artigo, seu funcionamento e conheça os diferentes modelos de splitter, os cuidados necessários e descubra a importância que ele tem para os provedores.

O que é um splitter?

O splitter é um componente utilizado para criar um aumento de ramificação de redes PON, o que acontece por meio de um sinal óptico distribuído de uma única fibra para outras.

Sendo assim, é um componente muito usado por provedores de internet, pois consegue deixar a rede PON com maior capilaridade.

Em outras palavras, ele consegue repartir a rede mantendo a forma e a qualidade e dividindo a potência igualmente para que mais clientes possam receber a conexão de rede.

Como ele funciona?

O funcionamento de um splitter ocorre com a derivação ou distribuição das fibras da rede, permitindo que a OLT consiga atender a diferentes ONTs, o que é indispensável para o uso ponto-multiponto.

Por que é importante?

A importância do splitter se dá em razão da crescente expansão das redes de fibra óptica e da demanda por velocidades maiores, o que resulta em cada vez mais oportunidades de negócio para o nicho.

Para exemplificar melhor, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre os anos de 2015 e 2017, o número de acessos de rede por fibra cresceu aproximadamente 630%, o que corresponde a quase 1 milhão de acessos em comparação com os 128 mil anteriores.

Com isso, a demanda por splitter aumentou, porque ele permite que, a partir de uma única fibra, o provedor consiga alimentar múltiplos locais, reduzindo consideravelmente o custo de gerenciamento, expansão e escalabilidade.

Quais são os diferentes modelos de splitter?

Existem dois modelos diferentes de splitter, o balanceado e o desbalanceado. Cada um tem suas próprias características e é mais indicado para determinado tipo de rede. Confira:

Splitter balanceado

O modelo balanceado também recebe o nome de Planar Lightwave Circuit (PLC), sendo o mais recomendado para quando há necessidade de dividir a fibra mais de duas vezes. Isso porque ele é o que consegue fazer a divisão do sinal de entrada de maneira simétrica nas saídas, resultando em perda homogênea.

Atualmente é possível encontrar modelos desse tipo que vão de 2 até 128 portas de saída, assim como podem ter de 1 a 2 portas de entrada.

Além disso, é o tipo mais indicado para uso em rede de distribuição de provedores, uma vez que é mais vantajoso colocar mais clientes em uma porta PON única.

Splitter desbalanceado

Por sua vez, o splitter desbalanceado é chamado também de Fused Biconical Taper (FBT) e tem uma porta para entrada e apenas duas de saída. Também é um tipo de topologia usado em aplicações específicas, por isso é preciso que o projeto de rede seja elaborado adequadamente para poder ser utilizado.

O uso desse modelo nem sempre é recomendado, especialmente, pelo fato de que há perdas na saída, e, como esse modelo precisa ser escolhido considerando o percentual de acoplamento das fibras, essas perdas acontecem de forma não homogênea.

Quais os cuidados necessários com o splitter?

Um dos principais cuidados é que ele precisa ter fibras de acordo com a norma G.657, que é uma norma especial que refere que a fibra não deve ser sensível à curvatura.

Com esse cuidado, a fibra não perde confiabilidade ou qualidade de conexão, mesmo que esteja em um ambiente com tamanho restrito para ser acomodada.

Outro cuidado exigido é para que a atenuação da rede não fique perto do limite de funcionamento do equipamento. Se isso acontecer, com o passar do tempo, pode haver a degradação da fibra, comprometendo o funcionamento da rede.

Em conclusão, o splitter óptico é um recurso de grande importância para possibilitar o crescimento dos provedores de internet. Com os cuidados necessários e o modelo ideal, os resultados do uso são muito satisfatórios.

Navegue pelo site da Eletronet e conheça todos os serviços que ela oferece enquanto fornecedora de rede estável e de alta velocidade para provedores de internet, como o link dedicado para ISP e muitos outros!

Saiba mais: pon

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais