O IX de Fortaleza bateu recorde no mês de novembro. O pico de troca de tráfego do Internet Exchange local chegou a 100Gbps, consolidando-se como o maior ponto de tráfego de internet do Nordeste e entre os maiores do Brasil.
Com 110 sistemas autônomos interligados, Fortaleza é uma das 31 localidades brasileiras que abrigam um PTT. O crescimento em 2017 chegou a 75%, favorecido por sua localização estratégica em relação à conexão aos Estados Unidos e aos continentes africano e europeu, o que trouxe também mais investimentos.
Os investimentos passam por melhorias em data centers até infraestrutura de fibra óptica e cabos submarinos da região, o que contribuiu também para impulsionar a adesão dos provedores de acesso e serviços (ISP – Internet Service Provider e CDN – Content Delivery Network) ao IX local.
O projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o IX.br (Brasil Internet Exchange) compõe e promove a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que participam da Internet no Brasil.
O IX de Fortaleza trouxe importantes benefícios para o Brasil em relação a muitos serviços, como o da Netflix. Alguns dos benefícios são: racionalização dos custos, o aumento de eficiência e de resiliência, uma vez que o tráfego é resolvido direta e localmente e não por meio de redes de terceiros.