O planejamento estratégico é a chave para o sucesso de qualquer negócio, principalmente em mercados tão competitivos quanto o dos provedores de internet. Segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), 18.664 provedores de pequeno porte atuam no Brasil (dados de novembro de 2021), um número que dobrou de 2018 para cá.
O aumento da concorrência exige uma gestão eficiente por parte dos provedores de internet para que o negócio consiga se destacar e crescer. Com um planejamento estratégico bem definido, os gestores podem identificar oportunidades e ameaças para o seu negócio e, dessa forma, ter uma visão de mercado muito melhor.
Em conjunto com o planejamento estratégico é importante fazer também um planejamento financeiro para que o provedor possa estar preparado para os altos custos de investimento em equipamentos e infraestrutura que o negócio exige, de forma a ter um retorno financeiro adequado.
Dada a importância do planejamento estratégico, muitas empresas acabam procurando uma consultoria especializada para elaborar este documento. De qualquer forma, separamos algumas dicas para que você consiga estruturar o seu próprio planejamento estratégico ou até mesmo, acompanhar melhor o trabalho da consultoria:
Objetivos de negócio
O primeiro passo de um planejamento, caso ainda não tenha sido feito, é definir a missão, visão e valores da sua empresa. Esses três pilares vão direcionar os objetivos do planejamento para onde você quer chegar e de que forma.
A missão diz respeito ao propósito da empresa, o que ela quer entregar ao cliente. Por exemplo; “Conectar pessoas com internet de alta qualidade”. Já a visão diz respeito ao patamar que a empresa quer chegar em um determinado tempo, por exemplo; “Ser a empresa com o melhor serviço de internet do Brasil”. Os valores dizem respeito ao que a empresa acredita e de que forma ela trabalha, por exemplo: Ética, Respeito, Transparência, Inovação etc.
Diagnóstico de mercado
A análise de mercado é fundamental em um planejamento estratégico porque é necessário identificar as ameaças e oportunidades do mercado para definir bem as suas estratégias. Alguns softwares de análise de mercado podem ajudar nessa missão.
Diagnóstico da empresa
Após a análise de mercado, é importante definir os pontos fortes e fracos da sua empresa em relação à concorrência. Com base nesse diagnóstico é possível definir pontos de melhoria e construir um plano de ação para este fim.
Plano de ação
No plano de ação são definidos os objetivos estratégicos da empresa para que possam ser trabalhados em cima das oportunidades e ameaças da empresa. Para cada objetivo estratégico é indicado um responsável que irá trabalhar junto à equipe naquele objetivo por um tempo definido.
Indicadores
Para saber se o planejamento estratégico está caminhando como deveria e se a sua empresa está tendo sucesso em cada objetivo que foi definido, é extremamente necessário definir indicadores para cada tarefa. É a partir desses indicadores que serão feitas intervenções, mudanças no plano de ação, de forma que a empresa consiga atingir seus objetivos com sucesso.
Monitoramento
Apesar da importância de estruturar um planejamento estratégico de tempos em tempos, é importante lembrar que ele é um documento vivo e em constante mudança. O planejamento deve estar sempre sendo avaliado e a sua estratégia deve ser revista quando necessário.
Gostou das nossas dicas? Acompanhe o nosso blog para mais dicas de negócios e notícias do mercado de telecomunicações.