SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

O que é Wi-Fi Mesh e quais são suas vantagens?

Roteador de internet sobre um móvel em uma sala, representando o Wi-Fi Mesh.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Diante dos desafios de manter uma conexão estável e abrangente, o Wi-Fi Mesh surge como uma solução robusta, oferecendo cobertura ampla e um desempenho sem precedentes.

Mas, para saber se essa tecnologia é adequada para ser utilizada no seu provedor de internet, entender como ela funciona e conhecer seus prós e contras é fundamental.

Por isso, continue conosco para descobrir cada benefício que o Wi-Fi Mesh pode trazer para você!

O que é e como funciona o Wi-Fi Mesh?

Wi-Fi Mesh, ou malha de Wi-Fi, é uma tecnologia que permite expandir a cobertura da rede sem fio de maneira mais eficiente e estável. Ao invés de utilizar um único roteador, o sistema Mesh conta com vários pontos de acesso distribuídos estrategicamente pelo espaço físico, que se comunicam entre si, formando uma rede única e coesa.

Esse sistema elimina as chamadas “zonas mortas”, onde o sinal de Wi-Fi não alcança ou é muito fraco, pois cada ponto de acesso Mesh amplifica o sinal, possibilitando que dispositivos móveis, como smartphones e laptops, mantenham uma conexão de alta qualidade com a internet enquanto se movem entre as áreas de cobertura.

Tecnicamente, o que diferencia o Wi-Fi Mesh de repetidores convencionais é a capacidade de os pontos Mesh transmitirem a mesma SSID (Service Set Identifier, ou Identificador de Conjunto de Serviços) e a rede manter uma mesma configuração de segurança, como uma rede única, o que possibilita uma transição suave (seamless roaming) para os dispositivos conectados, sem a necessidade de reconexão manual.

Adicionalmente, a maioria dos sistemas de Wi-Fi Mesh é gerenciada por um aplicativo que permite ao usuário configurar e monitorar a rede de forma simples e intuitiva, otimizando o posicionamento dos pontos de acesso para melhor desempenho e cobertura da rede.

Quais são as vantagens?

Maior velocidade

A tecnologia Wi-Fi Mesh oferece uma velocidade de conexão superior quando comparada a redes Wi-Fi tradicionais. Isso ocorre pelo fato de que os vários pontos de acesso trabalham em conjunto para distribuir o sinal de forma mais eficiente.

Assim, independentemente de onde o usuário esteja na rede, a velocidade de conexão é otimizada, garantindo um desempenho aprimorado para streaming, jogos online e downloads.

Maior alcance

Mais um dos principais benefícios do Wi-Fi Mesh é o seu alcance estendido. Ao contrário de um único roteador, que pode ter dificuldade em cobrir áreas maiores ou com muitas barreiras físicas, um sistema Mesh utiliza múltiplos pontos de acesso para formar uma rede que cobre toda a área desejada.

Com isso, elimina-se as zonas mortas, garantindo que o sinal de Wi-Fi seja forte e estável em todos os cantos da casa ou escritório.

Fácil configuração

A facilidade de configuração é outro ponto positivo dos sistemas Wi-Fi Mesh. Geralmente, eles são projetados para serem user-friendly, permitindo que até mesmo usuários sem conhecimento técnico avançado possam instalá-los e gerenciá-los com pouco esforço.

Normalmente, basta conectar um dos pontos de acesso ao modem e utilizar um aplicativo para configurar e monitorar a rede.

Operam em 5 GHz

Por fim, os sistemas Wi-Fi Mesh modernos operam frequentemente na frequência de 5 GHz, além da tradicional de 2,4 GHz. A banda de 5 GHz é menos suscetível a interferências e geralmente oferece velocidades mais rápidas.

Com a capacidade de operar em 5 GHz, os dispositivos conectados ao Mesh podem aproveitar um sinal mais limpo e com menos congestionamento, resultando em uma conexão mais rápida e confiável.

Quais são as desvantagens do Wi-Fi Mesh?

Apesar dos benefícios, existem desvantagens a serem consideradas, assim como em qualquer outra tecnologia. Uma questão central do Mesh Wi-Fi é a escalabilidade. À medida que mais nós são integrados à rede, surgem complicações no roteamento e endereçamento. Isso pode se traduzir em uma rede menos eficiente, contrariando as expectativas de muitos usuários.

Adicionalmente, o Wi-Fi Mesh compartilha uma vulnerabilidade comum a todas as redes sem fio: a interferência. Objetos comuns do cotidiano, como eletrodomésticos e estruturas metálicas, podem afetar negativamente o sinal.

Assim, terminando nossa jornada pela tecnologia Wi-Fi Mesh, abordamos seu conceito, compreendemos como essa rede opera e ponderamos suas vantagens e desvantagens. 

Portanto, agora você tem mais conhecimento sobre o assunto para decidir implementá-la, ou não, no seu provedor de internet.

Conheça os serviços inovadores que a Eletronet oferece para o seu provedor: navegue pelo nosso site!

Leia também: Patch panel e sua função

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais