Entenda o que são as Redes Neutras

Entenda o que são as Redes Neutras
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Rede Neutra é uma opção de modelo de negócio que permite o compartilhamento de uma mesma infraestrutura por diversas operadoras, possibilitando a otimização dos investimentos e, dependendo de como estiver regulamentada,pode haver um possível aumento da concorrência de internet banda larga. No Brasil, esse tipo de modelo ainda não está regulamentado, mas há muita discussão sobre o assunto e apelo de alguns grupos para a regulamentação.

De acordo como portal Convergência Digital, o superintendente de competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Abraão Balbino, disse que não há nenhum impedimento regulatório que impeça a atuação das Redes Neutras no Brasil, mas pontua que uma Rede Neutra única pode ser um risco à competição.

Ainda assim, Abraão Balbino, disse em reportagem ao Valor Econômico que a Anatel estuda detalhar direitos e obrigações entre os players e com o consumidor na regulamentação, cuja mudança deve ser concluída em 2021.

Como funciona

A ideia é que um operador neutro possa habilitar as companhias a utilizarem a mesma infraestrutura, seja ela de fibra óptica, cabos metálicos, redes móveis e até mesmo satélite. Os provedores de pequeno porte podem alugar a capacidade dessa rede e atuar sem custos com rede própria.

5G

A discussão sobre as Redes Neutras tem aumentado com a proximidade da adoção da tecnologia 5G no Brasil. Isso porque o 5G irá exigir uma maior capacidade de transmissão e infraestrutura de fibra óptica. Dessa forma, muitas operadoras pretendem adotar esse modelo de negócio para otimizar os investimentos.

Vantagens

As vantagens do modelo seriam a otimização de recursos para operadoras e para a dona da infraestrutura, maior facilidade e agilidade na expansão das redes de fibra óptica pelo país, e consequentemente, um avanço para a inclusão digital.

A regulamentação da Rede Neutra, em tese, também resolveria o problema da limitação do número de cabos nos postes de energia, que muitas vezem impedem que os provedores de internet cheguem em determinada região.

Summary
Internet Segura – Saiba como configurar corretamente os equipamentos e reduzir os incidentes
Article Name
Internet Segura – Saiba como configurar corretamente os equipamentos e reduzir os incidentes
Description
As boas práticas de segurança da informação são a garantia de que o seu negócio mantenha o nível de qualidade e confiabilidade para seus clientes
Author
Publisher Name
Eletronet
Publisher Logo

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários