Fala Eletronet: Estratégias de Marketing no “novo normal” com Renata Luiza e Cassio Lehmann

Fala Eletronet: Estratégias de Marketing no “novo normal”
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER
  1. Com a pandemia do Coronavírus, algumas estratégias de marketing e aproximação com os clientes tiveram que ser revistas, como a Eletronet se adaptou a esse “Novo Normal”?

Antes da pandemia, nossa maior fonte de leads eram os eventos que realizávamos nos 18 estados onde nossa rede está presente, pois sempre acreditamos que o contato onetoone era a melhor estratégia para estarmos próximos de nossos clientes e prospects e e assim, gerarmos as oportunidades de novos negócios. Com a pandemia e o cancelamento de todos os eventos presenciais no ano de 2020, tivemos que acelerar as nossas demais estratégias de geração de leads (outbound, coldcolling, mídias sociais e Website), para abrir novas frentes de captação de oportunidades para mantermos a estratégia de marketing focada em geração de negócios. Podemos citar duas novas iniciativas que consideramos como principais: Implantação do Inbound Marketing e patrocínio de Lives de fornecedores estratégicos e de referência para o mercado de ISPs, bem como a busca de oportunidades de participarmos como palestrantes nestes eventos online e assim, colocar o nome da Eletronet em evidência. 

  1. O Marketing Digital passou a ter um papel fundamental nesse período, a Eletronet passou a investir mais nesse setor? 

Sim, o Marketing Digital passou a ser essencial em nossa estratégia de marketing, que foi toda revista com o início da pandemia, de forma a agregarmos ainda mais valor para o cliente, principalmente quando falamos em Inbound Marketing. Hoje o marketing digital é responsável por 54% dos novos leads que geramos para o time comercial.

  1. Quais estratégias de Mkt. funcionaram melhor durante esse período?

Além do próprio MKT Digital, o patrocínio de Lives de fornecedores de referência para o mercado de ISPs, nos surpreendeu quanto ao resultado obtido e nos mostrou que essa era uma estratégia importante a ser incorporada às ações de Marketing para gerar leads e nos aproximar de clientes e prospects estratégicos.

  1. Como vocês conseguiram gerar leads durante as Lives patrocinadas?

Uma vez que as Lives são transmitidas pelo Youtube, não é possível, captar dados dos participantes. Desta forma, criamos uma ação dentro da Live, onde os participantes preenchem um formulário com perguntas direcionadas, e ao final de cada evento, sorteamos um brinde bem atrativo.

  1. Quais dicas vocês dariam aos Provedores de Internet para potencializar os negócios?

Estamos na era da Transformação Digital, que por sua vez tomou uma proporção gigantesca desde março, e quem não tinha estratégia digital, teve que se reinventar e atacar esta vertente, pois as ações presenciais deixaram de existir, e a necessidade de estar próximo aos clientes e prospects, continuam latentes. Ou seja, para se posicionar, gerar leads, converter vendas ou aproximar a marca do público, não há como não priorizar as ações no meio digital. É hora de potencializar os resultados de campanhas em sites, blogs e redes sociais e tudo isso atrelado à produção de conteúdo de qualidade como melhor aposta para um crescimento sustentável.

No entanto vale ressaltar que quando falamos em marketing digital, algumas premissas devem ser levadas em conta:

  • Definição da Persona

Independente se estamos falando do marketing tradicional ou digital, este ponto é de extrema importância, pois é ele quem vai pautar toda a estratégia. Sendo assim, é necessário saber se as ações de marketing estão sendo direcionadas para as pessoas certas, as buyer personas, que são identificadas por meio de pesquisas realizadas com os clientes, e nos mostram o perfil do cliente ideal.

  • Presença online

Seja por meio de sites, blogs ou redes sociais, o cliente está na internet, desta forma, nós também precisamos estar.
Produzir conteúdos de qualidade é mandatório. Sabemos queter um site sempre atualizado e um blog com conteúdos relevantes e que agreguem valor ao público, são de extrema importância, além de ser fundamental para melhorar a classificação do site nos resultados dos mecanismos de buscas, gerando tráfego consistente.

  • SEO

Apesar de ser um quesito técnico, o mecanismo de Search Engine Optimization não pode deixar de ser considerado em uma estratégia Digital, uma vez que é um dos elementos que têm maior influência no tráfego orgânico.

  • Funil de Vendas

Aqui estamos falando em focar em uma gestão inteligente das oportunidades de negócios, ou seja, atrair mais pessoas que não conhecem o negócio, por meio de conteúdos de alto valor, e que sejam sempre lembrados/nutridos de assuntos relevantes, até o momento da compra.

  • Calcular o ROI

Ponto de extrema importância para se ter a visão real das estratégias que estão dando certo ou não. Calcular o custo real de cada lead até a conversão, nos proporciona a visão se o investimento está ou não gerando resultados.E o que facilita muito todo esse processo, é ter as áreas de marketing, vendas e planejamento alinhadas e trabalhando para um único objetivo e tendo como foco principal o cliente e/ou o prospect.

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários