Licença SCM: Como legalizar o Provedor de Internet

Licença SCM: Como legalizar o Provedor de Internet
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Para prestar serviços de conexão à internet os provedores de serviços devem estar regularizados junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). A licença do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é uma das autorizações necessárias para atuar neste segmento.

Porém essa licença não é exigida para todos os Provedores de Internet. Segundo a Anatel, são dispensados de autorização os prestadores que possuem menos de 5 (cinco) mil usuários e que se valem de acessos cabeados ou por radiação restrita. Esses precisam realizar um credenciamento junto à Anatel (sem custos), devendo manter as informações cadastradas atualizadas anualmente.Já os prestadores com mais de 5.000 acessos em serviço precisam dessa outorga para prestar o serviço.

A licença SCM foi criada para coibir a clandestinidade no setor de telecomunicações e, dessa forma, estabelecer uma concorrência mais igualitária entre as empresas. Para os empreendedores que desejam abrir um provedor de internet é importante que conste no CNPJ que a empresa é SCM para posteriormente requisitar a obtenção desta licença ou o credenciamento, no caso dos pequenos provedores, junto à Anatel.

Como obter a licença SCM

1. Regulamento

Em primeiro lugar você deve ler o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia para ter certeza que atende aos requisitos técnicos.

2. Cadastro SEI

Para obter a outorga de forma online você vai precisar fazer o cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para ter acesso ao sistema Mosaico. Após o cadastro, a Anatel enviará por email as orientações para aprovação do login. Após efetuar o cadastro, você deve imprimir uma cópia do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, enviar esse termo junto com a cópia dos documentos por correio ou comparecer a uma unidade da Anatel. Você pode encontrar mais informações sobre o sistema SEI neste manual.

3. Mosaico

Depois é só acessar o sistema Mosaico, fazer a solicitação da Outorga e acompanhar seu requerimento. A Anatel disponibilizou um passo a passo de como fazer essa solicitação pelo sistema, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=Akx5gDvvqX4

Acompanhe seu processo pelo sistema, e fique atento às exigências necessárias para a obtenção da sua licença. Você deve efetuar o pagamento da outorga e enviar o comprovante de pagamento e documento de regularidade fiscal pelo Mosaico. Após publicação da outorga, você estará apto para iniciar as atividades.

Qualquer dúvida sobre o processo entre em contato com a Anatel.https://www.anatel.gov.br/institucional/

Summary
Licença SCM: Como legalizar o Provedor de Internet
Article Name
Licença SCM: Como legalizar o Provedor de Internet
Description
Licença SCM - Para abrir um provedor de internet e prestar serviços de conectividade é preciso estar regularizado junto à Anatel
Author
Publisher Name
Eletronet
Publisher Logo

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários