O que é CDN e qual o impacto no tráfego de dados?

O que é CDN e qual o impacto no tráfego de dados?
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Já parou para pensar qual o tipo de conteúdo que você mais acessa na internet? Para que esse mesmo conteúdo seja acessado por milhares de pessoas pelo mundo ao mesmo tempo sem impactar o tráfego de dados com atrasos no carregamento de conteúdo, a CDN é fundamental.

Mas o que é CDN?

A CDN é a rede de entrega de conteúdo, uma plataforma de servidores altamente distribuída que ajuda a reduzir a distância física entre o servidor e o usuário, contribuindo para uma internet mais rápida e com mais qualidade. É o que permite que usuários do mundo inteiro consigam visualizar um mesmo conteúdo ao mesmo tempo sem lentidão.

Sem a CDN os servidores de origem do conteúdo ficariam sobrecarregados, pois teriam que responder diretamente a cada solicitação de usuário, aumentando a latência e prejudicando o acesso das pessoas e a qualidade da internet.

Como funciona a CDN?

A CDN leva o conteúdo para regiões mais próximas fisicamente do usuário final, essa proximidade reduz a distância física que aquele conteúdo precisa percorrer para chegar no seu destino. Dessa forma, os servidores de CDN são distribuídos em Pontos de Presença – POPs, espalhados por diversas regiões geográficas, contendo uma versão em cache do conteúdo que será entregue para os usuários.

Quem costuma jogar online percebe a diferença da latência com mais facilidade, se o jogo que você costuma jogar possui um servidor na sua região, a jogabilidade será melhor, mas se você joga, por exemplo, no Brasil e o servidor está localizado em outro continente, possivelmente você enfrentará dificuldades com lag, e em alguns casos, nem conseguirá jogar. Assim acontece com plataformas de redes sociais e conteúdo de streaming como Netflix, Amazon, Youtube, Instagram, Facebok entre outros.

Mas a CDN não entrega apenas conteúdo de jogos e vídeos, como também conteúdos de páginas web, stream de áudio e vídeo, download de aplicativos, enfim, todo tipo de recursos e pacote de dados.

Trânsito IP

O serviço de trânsito IP da Eletronet está ligado às operadoras de Telecom e aos principais CDNs (Redes de Distribuição de Conteúdo) no Brasil, com acesso otimizado a provedores de conteúdo, como Facebook, Netflix, Google, Akamai etc.

São mais de 17 mil km e 164 POP’s, garantindo um serviço seguro e de alta disponibilidade, com uma rede conectada diretamente a provedores de trânsito TIER-1 redundantes, PIXs nacionais e internacionais e aos principais centros de conteúdo no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Quer oferecer acesso a conteúdos de qualidade e em alta velocidade? Converse com a Eletronet.

Summary
O que é CDN e qual o impacto no tráfego de dados?
Article Name
O que é CDN e qual o impacto no tráfego de dados?
Description
A distância que a informação percorre entre o servidor de origem e o usuário final tem um impacto direto na qualidade da conexão e no tráfego de dados. Por isso, a rede de entrega de conteúdo (CDN) é tão importante.
Author
Publisher Name
Eletronet
Publisher Logo

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários