O que é CWDM e quais as vantagens para o Provedor de Internet

O que é CWDM e quais as vantagens para o Provedor de Internet
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

As tecnologias WDM (Wavelenght Division Multiplexing – Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda) são uma excelente alternativa para otimizar as redes de fibra óptica. Elas incrementam as redes de transporte de alto desempenho, com banda de transmissão superior a 100 Gps, combinando múltiplos sinais ópticos com diferentes comprimentos de onda em uma mesma fibra.

Mas de que forma essa tecnologia pode ser útil para os provedores de internet? A princípio você pode utilizar as tecnologias WDM para otimizar sua fibra óptica, pois ela permite transmitir vários canais na mesma fibra mantendo o desempenho e confiabilidade da rede.

Desta maneira, quando a demanda por tráfego aumenta em determinada região, ou até mesmo quando precisa aumentar a distância do atendimento, mas não há recurso de fibra suficiente, as tecnologias WDM são uma excelente opção com ótimo custo-benefício.

Mas o que é CWDM?

O CWDM (CoarceWavelenght Division Multiplexing) é uma das tecnologias que derivam do WDM, assim como o DWDM e o WWDM. A principal diferença entre elas é a capacidade, tanto em relação a distância que é possível cobrir, até a quantidade de canais suportados.

Os sistemas CWDM têm canais com comprimentos de onda espaçados em 20 nanômetros (nm), em comparação com espaçamento de 0,4 nm para o DWDM. Isso permite que o CWDM use lasers não refrigerados e de baixo custo. Em um sistema CWDM típico, as emissões de laser ocorrem em oito canais, com oito comprimentos de onda. Mas são permitidos até 18 canais diferentes, com comprimentos de onda que variam até 1.270 nm.

A energia dos lasers em um sistema CWDM está espalhada por uma faixa maior de comprimentos de onda do que a energia dos lasers em um sistema DWDM. Devido ao uso de lasers com menor precisão, um sistema CWDM é mais barato e consome menos energia que um sistema DWDM. No entanto, a distância máxima de realização entre nós é menor com o CWDM.

Sendo assim, a tecnologia CWDM tem algumas vantagens como custo reduzido, menor consumo de energia e facilidade operacional e de implantação. Ela é uma opção um pouco mais simples e mais barata do que o DWDM, que é o sistema atualmente mais robusto das tecnologias WDM.

Summary
Internet Segura – Saiba como configurar corretamente os equipamentos e reduzir os incidentes
Article Name
Internet Segura – Saiba como configurar corretamente os equipamentos e reduzir os incidentes
Description
As boas práticas de segurança da informação são a garantia de que o seu negócio mantenha o nível de qualidade e confiabilidade para seus clientes
Author
Publisher Name
Eletronet
Publisher Logo

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários