O que é PLC? Como funciona a internet pela rede elétrica?

O que é PLC? Como funciona a internet pela rede elétrica?
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Fazer com que o sinal da internet chegue na casa toda pode ser um desafio, principalmente em casas muito grandes. O sinal do Wi-Fi sofre muitas interferências e não chega com uma intensidade boa em todos os locais. Instalar uma infinidade de cabos pela casa, nem sempre é uma solução viável, mas existem algumas tecnologias que podem resolver esse problema, como é o caso do Power Line Communication (PLC).

Apesar de não ser tão popular no Brasil, o PLC é uma excelente solução para transmitir internet em um circuito interno. O Powerline é descrito no padrão da indústria IEEE 1901 e é uma tecnologia que fornece conectividade Ethernet sobre a fiação elétrica existente em casa, garantindo a velocidade e a estabilidade de uma conexão com fio, sem a necessidade de cabos adicionais.

Como funciona?

O Powerline é um HomePlug queliga o roteador à rede elétrica por meio de um cabo Ethernet,dessa forma, cada tomada da casa vira um ponto de acesso à internet. Mas como os dados trafegam sem sofrer interferência? Isso acontece porque enquanto aenergia elétrica opera na frequência entre 50 e 60 Hz, o PLC irá utilizar a frequência entre 1 a 30 Hz para transmitir os dados, evitandoas interferências.

Geralmente o PLC é comercializado em um kit com pelo menos dois adaptadores Powerlinepara serem conectados ao circuito elétrico. Por isso, é muito importante conhecer bem a estrutura da sua rede elétrica antes de utilizar essa tecnologia para que não haja fuga de sinal da sua rede, comprometendo o desempenho do dispositivo.

Vantagens do PLC

O PLC é de fácil instalação e permite que a rede sejaexpandida de forma rápida.Além disso, os equipamentos são acessíveis e não exigem a instalação de cabos adicionais, é só plugar o equipamento no roteador e na tomada. Outra vantagem dessa tecnologia é o alcance muito maior do que os repetidores, equipamentos utilizados para expandir o alcance da rede doméstica.

Velocidade

A capacidade de um kit PLC pode variar, mas os aparelhos disponíveis no Brasil conseguem atingir entre 300 Mb/s a 500 Mb/s de velocidade pela fiação. Para o Wi-Fi, a velocidade gira em torno de 300 Mb/s. Portanto, o PLC tem capacidade de fornecer uma ampla gama de serviços de transferência de dados.

O PLC vale a pena?

O PLC oferece uma estabilidade maior na rede quando comparado a um repetidor e é mais indicado para quando se quer levar internet a um cômodo específico da casa. Mas o repetidor pode ter um custo-benefício melhor e, no Brasil, possui mais opções de aparelhos com diferentes tipos de capacidade e velocidade. A escolha vai depender da sua necessidade.

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários