O que você precisa saber sobre Device as a Service (DaaS)

O que você precisa saber sobre Device as a Service (DaaS)
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Imagine que você esteja querendo expandir o seu negócio para uma outra cidade. Além da burocracia que você terá que enfrentar, ainda precisa adquirir toda a infraestrutura tecnológica para a nova empresa. O Device as a Service (DaaS), ou dispositivo como serviço, facilita esse processo.

O DaaS oferta PCs, smartphones, tablets, impressoras, desktops e outros dispositivos móveis de computação como serviço pago,é uma terceirização de hardware, software e gerenciamento do equipamento. Essa solução permite que as empresas expandam o número de dispositivos conforme a demanda e atualize seus hardwares de maneira mais rápida.

A tendência do DaaS está crescendo nas pequenas, médias e nas grandes empresas, e também no governo, conforme mostra matéria do TI Inside com pesquisa do IDC. A ideia é reduzir os custos com manutenção e diminuir a preocupação com o ciclo de vida dos equipamentos e gerenciamento de software e hardware em geral.

Os serviços de gerenciamento de software e hardware incluem backups de dispositivos, rastreamento de ativos, segurança e descarte no final da vida útil. O pagamento é normalmente por dispositivo.

É bom lembrar que os hardwares não podem ser substituídos a qualquer momento. Quando um dispositivo quebra ou precisa ser substituído, é preciso dar entrada em um pedido de assistência. Normalmente, um contrato estabelece prazos de dois a três anos para a substituição de dispositivos.

Benefícios-do-DaaS

Há uma série de benefícios que você pode obter com a adoção do DaaS. Esses benefícios incluem:

  1. Redução de Custos: Com o DaaS você diminui os gastos com compra de equipamentos, manutenção e gerenciamento.
  2. Flexibilidade: A infraestrutura da sua empresa segue de acordo com a sua demanda atual.
  3. Atualização: Os hardwares e softwares estão sempre sendo atualizados com as novas versões.
  4. Controle de gastos: Você sabe exatamente quanto vai gastar com a infraestrutura, sem precisar se preocupar com a aquisição de novos quando há defeitos ou incidentes.
  5. Segurança: Os contratos do DaaS geralmente cobrem a segurança dos equipamentos em todos os aspectos, tanto virtual com sistemas e políticas de segurança de dados, quanto físico, com monitoramento de localização dos dispositivos.

As vantagens são amplas no DaaS. Com certeza, o serviço é uma excelente solução para quem quer iniciar um novo negócio, ou expandir o atual. Mas o mais importante é analisar todas as vantagens e calcular os custos que você terá a longo prazo, antes de decidir adotar a solução.

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários