Preço ou qualidade? Como essa escolha impacta o seu provedor de internet

Preço ou qualidade? Como essa escolha impacta o seu provedor de internet
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O dilema mais recorrente de um empresário é sobre o quanto investir para que o seu produto ou serviço tenha boa qualidade a um preço competitivo. No setor de telecomunicações não é diferente, o provedor de internet – ISP precisa decidir quais equipamentos comprar, quantos funcionários contratar, em qual serviço investir para ter o melhor retorno sobre seu investimento (ROI). Mas no fim das contas, é melhor apostar em preço ou qualidade?

A resposta vai depender da sua estratégia de negócios, o público que você pretende atingir e a região escolhida. A balança entre preço e qualidade deve estar sempre muito bem equilibrada para não prejudicar o seu negócio a longo prazo. O preço pode ser um fator decisivo de compra, mas não há como reter um cliente se a qualidade do serviço não for boa e para um provedor de internet, a fidelidade do cliente é o mais importante.

Além disso, a qualidade está se tornando mais relevante do que o preço para a maioria dos consumidores. Segundo um relatório da First Insight realizado em 2017, 53% das pessoas pesquisadas consideram a qualidade o fator mais importante ao fazer compras em comparação ao preço (38%). Isso se tratando de produtos, onde geralmente o valor acaba sendo um fator ainda mais decisivo.

Para te ajudar a pensar na melhor estratégia para o seu ISP, vamos a algumas dicas:

Projeto de Rede

Se há um consenso entre os provedores de internet é que o investimento que precisa ser feito nesse setor é bastante alto. É preciso investir em muitos equipamentos para montar a rede, para gerenciar e até nos aparelhos que ficarão na casa do cliente. Se não houver um bom projeto de rede que tenha uma análise detalhada sobre a região que você irá atender, você pode acabar tendo desperdício financeiro e problemas para expandir o negócio. Portanto, a primeira dica é criar um projeto de rede detalhado e comprar os equipamentos de acordo com a necessidade traçada.

Qualidade dos equipamentos

Quando falamos em tecnologia, muitas vezes, o barato acaba saindo caro. Principalmente se essa tecnologia precisa estar disponível 24×7 para o seu cliente. A qualidade do equipamento vai impactar diretamente no seu negócio, por isso é preciso ter cuidado ao comprar equipamentos baratos, ou até importar um equipamento sem garantia ou sem um bom serviço de suporte técnico.

Por isso na Eletronet fazemos questão de investir em equipamentos de última geração. Nossas redes estão sendo modernizadas com equipamentos Ciena da mais alta tecnologia como os transponders CIENA WaveLogic 5 Extreme que alcançam até 800 Gbps por canal, fornecendo uma capacidade de até 33,6 TB e tecnologia Flex Grid de transmissão de dados (DWDM) de última geração para entregar a menor latência possível nas nossas rotas. Isso porque acreditamos que a qualidade do equipamento reflete diretamente na qualidade dos nossos serviços.

Infraestrutura

Assim como os equipamentos, a tecnologia escolhida para a sua infraestrutura de rede vai impactar na qualidade dos seus serviços e, consequentemente, no seu negócio. É inegável que a fibra óptica é atualmente a melhor tecnologia de transporte de dados existente no mercado. Dentre as vantagens estão a velocidade, a confiabilidade e a segurança. Na rede da Eletronet utilizamos cabos de fibra óptica OPGW que são ainda mais confiáveis e resistentes.

Apesar de não ser a tecnologia mais barata para transmissão de dados, a qualidade da fibra óptica já provou sua superioridade. Além disso, a popularização da fibra óptica acabou barateando o seu preço e hoje em dia, ela é considerada como uma tecnologia de excelente relação custo-benefício.

Gasto por demanda

Para compensar as altas Despesas de Capitais ou Investimentos em Bens de Capitais (Capex) do provedor de internet é preciso saber gastar por demanda. Manter a maior parte dos recursos da rede alocada e em funcionamento, manter uma equipe enxuta, mas que tenha competência para entregar um atendimento de excelência aos clientes. Saber priorizar os investimentos é um dos pontos essenciais para ter sucesso em qualquer negócio.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais? Disponibilizamos diversos materiais para vocês na nossa biblioteca. Clique aqui e baixe gratuitamente.

Summary
Preço ou qualidade? Como essa escolha impacta o seu provedor de internet
Article Name
Preço ou qualidade? Como essa escolha impacta o seu provedor de internet
Description
O que é um grande dilema para o cliente é também para o provedor de internet. É melhor investir em preço ou qualidade? O seu investimento precisa ter um bom retorno financeiro, mas para oferecer um bom serviço é preciso investir em produtos de qualidade.
Author
Publisher Name
Eletronet
Publisher Logo

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários