Sistemas de monitoramentopara Provedores de Internet

Sistemas de monitoramentopara Provedores de Internet
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Visando fornecer um serviço de qualidade, os provedores de internet (ISPs) precisam investir em infraestrutura física, bem equipada com hardware de qualidade, cabeamentos, estrutura elétrica e softwares de monitoramento e gerenciamento de rede. Embora seja difícil determinar qual software é ideal para uma empresa em particular, separamos algumas soluções disponíveis no mercado que podem ser úteis no dia a dia do ISP. Confira:

Zaabix

O Zaabix é um software bastante utilizado para monitoramento de redes, servidores e serviços. É uma solução open source que monitora a saúde e integridade dos servidores, gerando alertas para os operadores, que permitem a tomada de ações rápidas, podendo desempenhar um papel importante no controle da infraestrutura de TI. A solução também oferece relatórios e fácil visualização de dados, sendo ideal para o planejamento de capacidade.

O software suporta também polling e trapping, além de gerar relatórios e estatísticas que podem ser acessados por meio de uma ferramenta web, permitindo o uso a partir de qualquer localização.Também oferece suporte de monitoração de logs, suporte a Windows Management Instrumentation (WMI),suporte ao IPv6, permite a detecção de problemas por meio da definição de níveis de thresholds ajustados automaticamente.Realiza ainda o monitoramento distribuído, e com o uso de APIs o Zabbix pode ser integrado a outras aplicações.

Nagios

O Nagios é um software de rede open source que possui uma interface web para monitorar o desempenho da rede. A solução permite monitorar o status atual da rede, status do host e status detalhados do serviço de rede. Com codificação por cores, é possível visualizar elementos que não estão disponíveis ou comprometidos.

Permite também o acompanhamento dos eventos de desempenho por meio do sistema de alertas, que envia notificações por email e SMS. A lista de alertas também é codificada por cores, facilitando a priorização de alertas críticos.A ferramenta também permite utilizar APIs para integrar outros serviços de rede.

SolarWinds

É uma ferramenta abrangente de monitoramento de desempenho de rede que pode monitorar o status de dispositivos com SNMP e fazer análise de pacotes. Com o software,é possível descobrir automaticamente os dispositivos de rede conectados à sua rede e monitorar a disponibilidade e o desempenho desses dispositivos.

Quaisquer dispositivos, aplicações ou serviços que forem descobertos também poderão ser visualizados em um mapa de topologia de rede, onde é possível detectar como a sua infraestrutura se une. O recurso NetPath permite rastrear transferências de pacotes, o que pode ajudar a diagnosticar a origem dos problemas de desempenho da rede com mais eficiência.

O sistema de alertas personalizados possibilita ainda definir condições de acionamento para alertas. Assim que as condições de acionamento forem atendidas, o software enviará uma notificação por email ou SMS para informar que um evento ocorreu. O usuário pode visualizar uma lista abrangente de alertas de acordo com a gravidade. Ele conta com módulos de gerenciamento de switches, logs e dispositivos em tempo real.

PRTG

O PRTG é um conjunto de monitoramento de rede que usa SNMP, detecção de pacotes e WMI para monitorar sua rede. Com o PRTGé possível digitalizar segmentos de rede para descobrir e adicionar dispositivos. Outra vantagem da ferramenta é a opção de escolha entre uma variedade de sensores para monitorar vários segmentos de rede,cada sensor monitora um valor individual em sua rede, por exemplo, existem sensores de monitoramento de largura de banda, sensores de parâmetros de hardware, medidores de uso de dados de rede, sensores SNMP, sensores VOIP e QoS e muito mais.

Para maior visualização, a solução possui um painel personalizável que permite produzir mapas da sua infraestrutura de rede em tempo real. O sistema de alertas baseado em limites mantém o usuário atualizado se o status de um sensor for alterado, se um valor for alterado ou se for atingido um limite. As notificações estão disponíveis em vários formatos, incluindo email, notificação por push, SMS, mensagem Slack, mensagem Syslog, interceptação SNMP, ação HTTP, programa de execução e muito mais.

ElasticStack

O ElasticStack é uma solução de monitoramento moderna, que deriva do ELK Stack, um acrônimo para três projetos; o Elasticsearch, o Logstash e o Kibana. Somado ao Beats temos o ElasticStack, uma solução de busca, análise e visualização de dados em tempo real, que tem sido muito utilizada para monitoramento de ativos e de logs. Cada ferramenta da solução é responsável por uma atividade:

O Elasticsearch é um motor de busca distribuído em RESTful, construído em cima do Apache Lucene. Além de ser baseado em JAVA, ele consegue pesquisar e indexar arquivos de documentos em diversos formatos.

O Logstash é um motor de coleta que unifica dados de diversas fontes, normalizando-os e distribuindo-os. O produto foi originalmente otimizado para dados de log, mas após tanto sucesso, expandiu o escopo para tirar dados de todas as fontes.

Beats são “carregadores de dados”, ou seja, são agentes instalados em servidores para enviar diferentes tipos de dados operacionais diretamente para o Elasticsearch ou através do LogSTash, onde os dados podem ser refinados ou arquivados.

Kibana é uma ferramenta open-source de exploração e visualização de dados. É especializada em grandes volumes de dados em tempo real e streaming. O software torna mais fácil e compreensível a interpretação de grandes e complexos fluxos de dados.

Dica: Ao procurar um software de monitoramento de rede você deve levar em conta o valor, suporte, flexibilidade de configuração e facilidade de uso. Os fabricantes dos equipamentos em geral oferecem soluções de monitoramento, porém não permitem a monitoração de outros equipamentos que não sejam daquela marca.Portanto, dependendo do nível de monitoramento do ambiente de TI, será necessário analisar as várias opções disponíveis no mercado (como as citadas aqui no post) antes de optar pela aquisição.

Summary
Internet Segura – Saiba como configurar corretamente os equipamentos e reduzir os incidentes
Article Name
Internet Segura – Saiba como configurar corretamente os equipamentos e reduzir os incidentes
Description
As boas práticas de segurança da informação são a garantia de que o seu negócio mantenha o nível de qualidade e confiabilidade para seus clientes
Author
Publisher Name
Eletronet
Publisher Logo

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários