Você sabe o que é um cabo OPGW e como a Eletronet transporta dados por meio dele?

Você sabe o que é um cabo OPGW
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Você sabe o que é um cabo OPGWTalvez você não saiba, mas o transporte de dados realizado pela Eletronet nos 18 estados brasileiros em que está presente percorre as linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão. Isso mesmo, a internet chega até a sua cidade seguindo o mesmo caminho da energia elétrica.

O processo pode parecer complicado, mas não é. A transmissão de dados, voz e imagem em alta velocidade só é possível e viável por conta de um cabo para-raios chamado OPGW que é instalado na parte mais alta das linhas de transmissão.

O que é Cabo OPGW?

Mas, afinal, o que é um cabo OPGW? A sigla vem do inglês Optical Ground Wire, que significa fio de aterramento óptico e nada mais é que um cabo para-raios com um núcleo de fibra óptica. E é essa característica que torna este cabo tão especial. Além de ser o mais confiável contra vandalismos, o cabo OPGW possui duas funções em um único cabo: a de proteção contra descargas atmosféricas e a de transmissão de dados e voz.

O que é um Cabo OPGWO OPGW é ainda muito resistente e suporta tensões mecânicas como ventos fortes e até gelo. Como vocês podem observar na foto ao lado, os cabos são tão resistentes que este avião ficou preso, e, apesar de seu peso e velocidade, não foi capaz de rompê-lo. O caso, que aconteceu em Conselheiro Lafaiete (MG), em 2012, ilustra bem tamanha resistência dos cabos OPGW e é isso que torna a rede da Eletronet segura e estável.

É bem no meio deste cabo de aço que estão instaladas as fibras ópticas e, apesar da aparente fragilidade, são estes fios transparentes os mais eficientes para transportar dados livres de influências eletromagnéticas, sem qualquer limitação em função da relação sinal e ruído.

Outras dicas Eletronet:  |  Conheça também: Tecnologia em Links Dedicados  |  Veja também: Notícias para provedores

Essas fibras, que são um pouco mais grossas que um fio de cabelo humano, se chamam ópticas porque elas utilizam a luz para transmitir os dados em alta velocidade. Além disso, a capacidade de transmissão de dados de uma fibra óptica é maior que qualquer sistema baseado em cabos de cobre.

Há alguns anos, quando uma pessoa queria baixar um vídeo na internet ela costumava esperar algumas horas. Hoje, esse mesmo volume de dados é transmitido em segundos. E isso porque não há nada no mundo mais rápido que a velocidade da luz.

Agora que você já sabe como a internet viaja pelos fios de alta tensão, fique ligado no nosso próximo post.

Autor: Célio de Mello, profissional de Gerenciamento de Projetos da Eletronet.

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários