É a união de protocolos usados como base para as redes locais e internet. Porém, essa arquitetura possui várias camadas. Entenda melhor a seguir!
Basicamente são 4 camadas que compõem a arquitetura TCP/IP: – Acesso de rede; – Internet; – Transporte; – Aplicativo.
Todas atuam em conjunto em uma determinada ordem para enviar dados, e em ordem invertida para receber dados. Confira sobre cada uma nos próximos stories!
Essa camada atua na parte física da estrutura, permitindo a comunicação entre os computadores pela internet. Alguns exemplos são ethernet, drivers e placas de rede.
A segunda camada faz o controle do roteamento de tráfego e de fluxo, garantindo precisão e rapidez no envio de dados.
Já a camada de transporte gerencia a comunicação entre os dispositivos, garantindo que a conexão de dados seja confiável e eficiente.
Por fim, essa camada é formada por um grupo de aplicativos que viabiliza o acesso à rede para os usuários finais.
Após entender as camadas, conheça os principais protocolos TCP/IP existentes.
O TCP é um protocolo que assegura que os serviços de conexão e pacotes sejam entregues para as aplicações através de acknowledgment sequenciado.
E por último o ARP, que é o tipo de protocolo usado para possibilitar a comunicação entre diferentes computadores de uma rede quando o destinatário conhece o IP.
A arquitetura TCP/IP conta com diversos benefícios, sendo o principal a segurança na troca de dados entre hosts. Quer conhecer mais alguns benefícios? Veja a seguir!
Outro grande benefício é que essa arquitetura possibilita conexões até mesmo entre sistemas que não têm compatibilidade.
A padronização também é um benefício, pois o protocolo é roteável, completo e pode ser integrado a todos os sistemas operacionais da atualidade.
Para encerrar, a arquitetura TCP/IP ainda conta com um conjunto de protocolos escaláveis, permitindo o uso em sistemas operacionais de diferentes locais.
Confira o artigo na íntegra e conheça ainda mais detalhes e informações sobre a arquitetura TCP/IP!