O transponder é mais conhecido no setor de aviação, onde é usado para fins de controle de tráfego e comunicação. Mas alguns tipos também são usados em conexões de redes de fibra óptica. Confira!
Transponder é um dispositivo que recebe, amplifica e retransmite um sinal, mudando sua frequência. Ele também transmite mensagens e é utilizado para decodificar TV via satélite.
No setor de provedores de internet, esse dispositivo tem diferentes funcionalidades. Conheça as principais:
Uma das principais funções do transponder é adequar a frequência de um sinal de entrada para um sinal de saída que seja compatível com o plano de frequências.
Outra função é a de regenerar o sinal óptico da rede. Nesse caso, ele converte o sinal de entrada em sinal elétrico sem ruído e regenerado. Depois, converte de novo o sinal para óptico de saída, com ruído melhor.
Em redes WDM, o transponder faz a conversão do comprimento de onda operacional do fluxo de bits recebido em outro comprimento compatível. Nesse caso, ele atua como conversor de comprimento de onda óptico-elétrico-óptico.
A aplicação do transponder WDM pode ser dividida em diferentes tipos, como:
O transponder OEO auxilia na conversão de comprimentos de onda ópticos em onda CWDM ou DWDM. Isso acontece quando se adiciona um CWDM Mux/Demux ou DWDM Mux/Demux em uma rede WDM.
Um transponder WDM também pode converter fibra multiponto em fibra monomodo, além de fibra dupla em fibra única.
Mais uma aplicação é a de repetidor. O dispositivo pode estender a distância da rede, o que amplifica a potência óptica e converte comprimentos de onda.
Viu como o transponder tem diversas funções para um provedor de internet? Utilizando da forma correta, você oferece melhorias dos serviços de conectividade aos clientes.
Confira mais detalhes sobre o transponder, seus tipos e funcionalidades. Leia este conteúdo na íntegra no blog da Eletronet!