A rede Fiber to the Home (FTTH) leva a fibra óptica até a casa do cliente e é uma tecnologia cada vez mais popular devido às vantagens que oferece. Confira!
Com a rede FTTH, a fibra óptica chega diretamente à casa do cliente, garantindo uma conexão mais veloz.
A rede FTTH proporciona estabilidade na conexão de internet, pois a fibra óptica tem baixa interferência externa. Dessa forma, a conexão não sofre interferências da rede elétrica, garantindo uma conexão mais estável e segura.
Por estabelecer uma conexão direta entre o provedor de internet e o cliente, sem a necessidade de passar por vários equipamentos intermediários, há uma diminuição no congestionamento da rede, resultando em uma latência menor.
A rede FTTH é mais segura e confiável que as redes tradicionais devido à baixa interferência externa, menor risco de incêndios e de interferências por fenômenos naturais, além de transmitir dados por luz, o que impede vazamentos de sinal.
Enquanto a rede FTTH leva a fibra óptica diretamente à casa do cliente, a Fiber to the X (FTTX) pode ter qualquer ponto de terminação, como, por exemplo, um prédio (Fiber to the Building) ou um escritório (Fiber to the Office).
A rede PON é uma infraestrutura de fibra óptica passiva, ou seja, não demanda o uso de energia elétrica para funcionar, o que a torna mais econômica que as redes que usam componentes ativos. Esse tipo de rede é utilizado em arquiteturas FTTX, incluindo FTTH.
Quer saber mais sobre rede FTTH e outros temas relacionados ao universo dos provedores de serviços de internet? Navegue no site da Eletronet e conheça nosso blog.