– Incidentes relacionados a quedas e danificação de postes; – Caminhões que excedem o limite de altura; – Tempo severo e incêndios; – Pipa com linha de cerol ou chilena; – Roedores.
Existem diferentes formas de reparar uma fibra rompida. Confira as principais nos próximos stories.
Esta modalidade de reparo consiste em fundir duas fibras ópticas. A fibra, cortada com um clivador, faz um corte preciso. Depois, é alinhada para passar pela etapa de derretimento e solda. Em seguida, é aplicado um protetor termocontrátil com aço inoxidável para reforçar. Por fim, a fibra emendada será armazenada em uma caixa própria para emendas.
Nessa emenda, as fibras ópticas são alinhadas com o uso de um gel de índice de refração, conectadas em um dispositivo que as alinha, mas não as funde definitivamente. Porém, apesar de mais econômico, esse método não é indicado para sistemas que demandam alta confiabilidade.
Outra opção de reparo é o de acoplamento de conectores, parecido com a emenda mecânica que alinha duas fibras. Nesse caso, em cada uma delas é inserido um conector óptico, que, acoplados juntos, fazem o alinhamento das fibras. Assim como o anterior, esse método também não tem alta confiabilidade, porém é ainda mais econômico.
Sempre que precisar de serviços de transmissão de dados e trânsito IP para provedores, conte com a Eletronet. Somos uma empresa especializada nesses serviços e dispomos de uma rede de fibra óptica com alta capacidade, que cobre 18 estados brasileiros. Conte com a estrutura e os serviços da Eletronet para garantir o melhor aos seus clientes!
No site da Eletronet, conheça melhor nossos serviços. Acesse agora mesmo e fale conosco!