Splitter é um dispositivo que divide o sinal de luz transmitido pela fibra óptica. Ele é usado para que uma mesma fibra atenda mais usuários. Conheça os tipos de splitter a seguir!
A diferença entre os modelos é a quantidade de entradas e saídas. O desbalanceado tem 1 entrada e 2 saídas. Já o balanceado pode ter entre 1 e 2 entradas e até 128 saídas.
Apesar de terem a mesma função, é importante entender quando utilizar cada splitter. Afinal, eles têm capacidades diferentes.
O splitter balanceado é o mais usado por atender uma quantidade maior de usuários a partir de uma única porta PON. Assim, se você tem uma grande demanda de clientes, esse é o ideal.
Já o splitter desbalanceado é usado em ocasiões mais específicas, pois ele divide o sinal de internet assimétricamente. Com isso, é usado quando há necessidade de configurações específicas de cada projeto. Veja mais detalhes conferindo a íntegra do conteúdo!
Um dos principais cuidados é usar fibras que não sejam sensíveis à curvatura. Essa é uma exigência legal para haver uma conexão estável. Também é importante respeitar o limite de funcionamento de cada modelo.
A Eletronet tem mais de 20 anos de experiência e opera uma rede de fibra óptica que cobre 18 estados. Temos serviços de alta velocidade para longas distâncias para provedores e operadoras de telecomunicações.
Quer entender mais sobre os splitters desbalanceado e balanceado? Então acesse o conteúdo completo no nosso blog!