Prós e contras da topologia de rede ponto a ponto

Topologia de rede

A topologia de rede define como os dispositivos se conectam em uma estrutura lógica ou física. Existem vários tipos, como estrela, anel e ponto a ponto. Veja, abaixo, tudo sobre a topologia ponto a ponto!

Sobre a topologia de rede ponto a ponto

A topologia ponto a ponto conecta dois dispositivos diretamente e é usada para conectar computadores, servidores e impressoras em pequenas redes, sendo do tipo estrela.

Diferentes tipos de topologia de rede

Além da ponto a ponto, existem outras como: – Estrela: conecta cada dispositivo a um único dispositivo central; – Anel: conecta todos os dispositivos ao dispositivo vizinho;

– Árvore: conecta um dispositivo a outros centrais; – Centralizada: um único nó central é conectado ao resto da rede; – Distribuída: vários nós central, cada um conectado aos outros.

Vantagens de uma rede ponto a ponto

– Facilidade de instalação; – Custo reduzido; – Cabeamento simples; – Independe de servidores interconectados; – Maior velocidade de transferência de dados.

Desvantagens da rede ponto a ponto

– Alta dependência de um só dispositivo; – Sem escalabilidade; – Sem administrador de rede; – Baixa segurança; – Arquitetura obsoleta.

Montando uma rede ponto a ponto

Veja, nos próximos stories, como montar uma rede ponto a ponto!

Cabo ethernet apropriado

É preciso usar um cabo ethernet cruzado Categoria 5 ou 5e, com comprimento adequado. E garanta que o cabo é cruzado, verificando as extremidades.

Verificação da conexão física

Para garantir a conexão entre os dispositivos, conecte os cabos de energia e verifique se as luzes de 'link' em ambas as placas de rede estão acesas.

Acessar a janela de configuração do IP

Anote as configurações IP para conseguir restaurá-las no final, incluindo tanto o endereço IP, quanto máscara de sub-rede, servidores DNS e gateway padrão.

Definir a configuração TCP/IP para os dispositivos

Configure cada dispositivo conforme o endereço IP da tabela e acesse o prompt de comando no menu iniciar, sem precisar definir o endereço IP do gateway padrão.

Certificar da comunicação dos dispositivos

Faça o ping do endereço IP do outro dispositivo para testar a conectividade, usando os comandos: C:>ping 192.168.1.1 ou C:>ping 192.168.1.2.

Confirmar a configuração TCP/IP

Por último, confira as configurações TCP/IP da rede, restaure as configurações originais de IP, desconecte o equipamento e guarde os cabos.

Acesse nosso artigo completo

Aprofunde um pouco mais seu conhecimento sobre esse tema acessando o artigo completo em nosso blog!

Conte com a Eletronet

Conte com os serviços da Eletronet: fale conosco e entenda como podemos ajudar o seu ISP!