Os cabos de fibra óptica e os componentes utilizados durante o processo de instalação são fabricados com materiais que os tornam mais robustos e menos propensos a danos, aumentando, assim, sua vida útil e diminuindo a necessidade de manutenção recorrente.
Os fios de fibra óptica têm um diâmetro muito menor do que os cabos de cobre, tornando-os mais flexíveis e facilitando instalações onde é necessário conectar vários pontos para fornecer acesso à internet.
É possível encontrar fibras ópticas com valores semelhantes aos dos fios de cobre. Mas, em contrapartida, os fios ópticos oferecem mais segurança, velocidade e estabilidade, além de serem mais fáceis de instalar e não exigir manutenções recorrentes, como dito antes.
Como os cabos de metal são mais fáceis de interceptar dados, oferecem risco de incêndio e são afetados por intempéries climáticas, como vento (rompimento de cabos), chuva (oxidação do metal) e calor (dilatação dos fios), a fibra óptica acaba sendo uma opção mais segura.
Enquanto a qualidade do sinal dos fios metálicos se deteriora ao se afastar da fonte da rede, as fibras ópticas oferecem um nível constante de potência, independentemente da distância percorrida.
O sinal da fibra óptica percorre a velocidade da luz, garante uma menor latência e está livre de interferências eletromagnéticas e climáticas, resultando em uma velocidade de transmissão de dados mais rápida.
Uma fibra óptica com a espessura de um fio de cabelo consegue transmitir instantaneamente 2,5 milhões ou mais chamadas telefônicas, enquanto um cabo de cobre precisaria ter quase 6 metros de diâmetro para dar conta do mesmo volume de dados.
Quer saber mais sobre as vantagens da fibra óptica? Confira o artigo na íntegra!