SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

O que considerar em um teste de fibra óptica?

O que considerar em um teste de fibra óptica?
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A conexão por fibra óptica tem se expandido no Brasil, chegando a superar os demais tipos de conexões em 2020. Segundo dados divulgados pela Anatel, dos 32,5 milhões de acessos registrados em janeiro, 31,9% foram feitos por fibra óptica, seguidos da rede por cabos metálicos que ficou com 30,7%. Em janeiro do ano passado, apenas 19% das conexões eram feitas pela fibra óptica.

Esse crescimento acontece porque a fibra óptica é considerada a melhor maneira de se transmitir internet hoje, além dos custos de implantação terem diminuído bastante. A longo prazo, a fibra óptica também apresenta mais vantagens como a durabilidade e menor necessidade de manutenção, menor custo com eletricidade, tendo em vista que a transmissão é feita por feixes de luz, mais velocidade, segurança e constância na rede.

Porém, mesmo com a alta qualidade dos cabos de fibra óptica, é imprescindível realizar alguns testes para garantir a qualidade da infraestrutura da sua rede, pois mesmo micropartículas de poeira podem causar problemas na conexão.

Testes da Fibra óptica

Há uma variedade de testes que podem ser aplicados para verificar a qualidade da fibra óptica.
Saiba o que considerar em teste de fibra óptica:

1.Medição da Potência Óptica

A medição da potência óptica é feita para calcular se houve perda relativa na rede, seja ela ponto a ponto ou ponto-multiponto. Essa medição é realizada com uma ferramenta chamada Power Meter, podendo ser simples ou mais completa.Com a ferramenta mais completa é possível fazer calibração e avaliar a potência de uma ONU. A medição é feita com 1490 nm e a potência do sinal que chega no cliente deve estar de acordo com o projeto de rede estabelecido. Para medir o sinal inverso, do cliente para a OLT, deve ser usado o Power MeetPon.

2.Identificação dosPontos de Falha

Para verificar a continuidade da fibra, se há alguma atenuação no cabo ou algum ponto de falha, utilizamos um Localizador Visual de Falhas (VFL). Trata-sede uma ferramenta a laser que exibe por meio de uma luz as curvaturas falhas, mostrando em quais pontos os feixes de luz estão indo para fora da fibra.

3.Verificação da Perda Óptica

A verificação da perda óptica é feita com o OTDR (optical time-domain reflectometer), ou seja,um reflectômetro óptico. É um instrumento que utiliza uma fonte de luz e analisa o retroespalhamento da luz, retornando ao local de origem.Ele pode ser usado para analisar quantitativamente a perda, bem como identificar os locais em que há perda. Há o modelo para medição de fibras sem sinal e de fibras ativas. O OTDR pode ser usado para medir redes LAN/WAN, FTTx e PON.

Saiba mais sobre OTDR fibra

A tendência é que a fibra óptica vá substituindo algumas tecnologias de rede com o passar do tempo por causa das suas inúmeras vantagens. Se você pensa em adotar essa tecnologia no seu provedor de internet, recomendamos que leia um pouco mais sobre a rede FTTH e FTTX e também sobre os equipamentos necessários para um provedor de internet.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais