Quatro grandes empresas de tecnologia mundiais são responsáveis pelo “Data Transfer Project Microsoft”, em português, o projeto de transferência de dados. Divulgado no último mês de julho, o projeto de iniciativa da Microsoft, Google, Facebook e o Twitter tem como objetivo a criação de um sistema padronizado para a “portabilidade de dados” na internet.
O projeto dará ao internauta a possibilidade de migrar seus dados de um provedor de serviço ao outro com facilidade. Perfis em redes sociais poderão ser sobrepostos sem a necessidade de criar outro.
As facilidades de migração também chegarão as playlists e artistas preferidos em um serviço de música para outro, migrar fotos, informações pessoais e assim por diante — tudo com apenas alguns cliques.
Outra mudança será a unificação de regras e procedimentos em relação a cancelamentos e backups, momentos em que a migração também será facilitada.
Tudo ainda está em fase de testes e sem data para lançamentos. Programadores que quiserem colaborar podem encontrar o código do programa base entrando em contato com os departamentos responsáveis de cada uma dessas empresas envolvidas no projeto.