Um dos pilares de sustentação de qualquer organização são as pessoas. Atrair bons funcionários para o seu provedor de internet e mantê-los é fundamental para obter sucesso e captar cada vez mais e mais clientes. É importante ter em mente que uma boa gestão de pessoas não é aquela preocupada apenas em deixar os colaboradores satisfeitos, mas a que possui uma estratégia de envolvimento de todos eles com o seu provedor. Pensando nisso, nós, da Eletronet, decidimos abordar neste texto um pouco sobre os cinco pilares fundamentais para o bom gerenciamento de pessoas.
O primeiro pilar é a Motivação. Este é a base para os outros pilares. Sem dúvida qualquer organização precisa do comprometimento individual de cada um. Uma pessoa desmotivada rende menos e acaba aceitando a primeira oferta de emprego. Por isso, é importante saber o que move as pessoas dentro do seu provedor de internet. Seus funcionários almejam melhores salários, benefícios, ter um plano de carreira consistente, ter tranquilidade no ambiente de trabalho?
Cada pessoa busca algo diferente e por isso é importante ter ao seu lado funcionários que tenham metas adequadas às da sua empresa. Por isso é importante ter um bom processo seletivo que identifique as pessoas mais alinhadas ao seu negócio. Outra dica importante é usar e abusar da meritocracia. Se um funcionário atinge as metas planejadas, de alguma forma ele precisa ser reconhecido. E este processo deve ser muito transparente.
Outro pilar importante é o da Comunicação. Afinal, saber se comunicar é importante entre gestores, funcionários, parceiros de negócios e, claro, clientes. Evite a burocracia. Muitas vezes não percebemos que poderíamos ter resolvido um problema com uma ligação simples e rápida. Seja claro em suas mensagens, sem margem para muitas interpretações.
O bom relacionamento entre as pessoas da sua equipe também deve sempre ser estimulado. Este clima interno é fundamental. Até porque os clientes são os primeiros a perceberem quando algo não está bem.
Essa boa comunicação é ainda a base para o terceiro pilar, o Trabalho em Equipe. Valorizar o trabalho das pessoas, pedir a colaboração delas, ouvir e implementar as boas sugestões ajudam a engajar todos no seu negócio, faz com que seus funcionários se sintam importantes e torna o ambiente mais leve, colaborativo. É importante ainda estimular os momentos de interação fora do ambiente de trabalho.
Outro pilar importante é o da Competência. Não basta investir em motivação, comunicação e trabalho em equipe e deixar de fora o aperfeiçoamento dos seus funcionários. Todos eles sabem como funciona um provedor de internet? Como é feita a conexão entre os pontos? Parece besteira, mas ter funcionários bem capacitados, treinados, faz muita diferença no seu negócio. É importante identificar os pontos fortes de cada funcionário e perceber ainda os pontos de melhorias de cada um deles. É justamente neste quesito que você irá trabalhar, investir em uma melhor qualificação e treinamento. Este aliás, é o quinto pilar: Desenvolvimento.
Cabe ao líder ajudar no desenvolvimento de sua equipe, investir no aperfeiçoamento técnico deles. Uma rápida pesquisa entre seus funcionários já irá identificar o que eles mais gostariam de aprender ou aprimorar. Este é um processo onde todos saem ganhando. As pessoas não são mais vistas como engrenagens e ter em mente que seus colaboradores são essenciais, poderá ser o seu grande diferencial competitivo.
Autor: Claudia Gusukuma, Gerente RH.