SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Senado Aprova Projeto de Lei sobre Proteção de Dados

Senado Aprova Projeto de Lei sobre Proteção de Dados
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Senado Aprova Projeto de Lei sobre Proteção de DadosNa última terça-feira, 10, o Senado aprovou o projeto de lei sobre a proteção de dados pessoais, situações em que esses dados podem ser coletados e tratados por empresas ou pelo setor público. O texto não sofreu alterações em relação ao aprovado na Câmara e segue para sanção presidencial.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos, destacou que a regulação do tema já é uma realidade no resto do mundo. “Mais de 100 países já colocaram de pé leis e diretrizes de proteção de dados no ambiente da internet. A internet não pode ser ambiente sem regras”, falou no plenário.

A consolidação do novo Projeto de Lei agrada organizações e empresas que se uniram para aprovação do mesmo após a entrada em vigor da lei europeia GDPR, legislação que obriga empresas que trabalham com dados de cidadãos europeus a garantir proteção dos dados, sob altas penas em caso de vazamentos.

As empresas e o governo terão 18 meses para se adaptar. Então, quem descumprir a lei receberá advertência ou multa de até 2% do faturamento, limitada a R$ 50 milhões. A aplicação das regras ficará a cargo da nova Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

A PCL estabelece que a coleta de dados deve ter o consentimento de seu dono, salvo exceções como cumprir ordem judicial ou garantir a segurança. Você terá o direito de acessar e corrigir seus dados. Caso suas informações precisem ser compartilhadas com terceiros, será necessário pedir sua autorização novamente.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais