O mercado de provedores está em expansão, e com ele diversas nomenclaturas surgem a todo momento, confundindo muitos profissionais da área. Um exemplo é o IX. Você sabe o que significa?
IX significa Internet Exchange, que é uma infraestrutura que permite a interconexão de redes e o funcionamento da internet. Ou seja, IX é um PTT (Ponto de Troca de Tráfego).
Anteriormente, essa infraestrutura era chamada de PTT. Porém, atualmente, a sigla correta é IX, para respeitar os padrões internacionais. Afinal, PTT era utilizado somente no Brasil.
Um IX é gerenciado por empresas especializadas. Elas dispõem de um ambiente físico posicionado estrategicamente que comporta as interconexões das redes. Entenda melhor a seguir!
De modo geral, os IXs ficam localizados em áreas que concentram vários provedores e operadoras de telecomunicações. Assim, várias redes se conectam a um mesmo IX.
Depois que cada IX está estabelecido, os provedores que desejam conectar suas redes fazem isso usando seus próprios meios de transmissão, que podem ser cabos de fibra óptica, por exemplo.
O IX também funciona como um ponto neutro. Isso porque ele oferece um espaço no qual todas as redes têm as mesmas possibilidades de troca de tráfego e de acesso.
Após realizada a conexão com um IX, as redes trocam tráfego de dados entre si, através de interconexões diretas por peering ou roteamento de pacotes.
Entre as vantagens do IX estão: – Economia de banda; – Redução de custos; – Mais velocidade de tráfego.
Além das vantagens que cada provedor obtém, o IX aumenta o desempenho da internet em todo o Brasil, pois facilita a conexão dos provedores e permite que a internet seja levada aos pontos mais afastados do país.
Para entender ainda mais sobre o IX, acesse nosso blog e confira a íntegra desse conteúdo! Aproveite também e acesse o site da Eletronet para conhecer nosso serviço de Trânsito IP!