SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Saiba mais sobre a rede 5G no Brasil e os provedores de internet

Ilustração dos caracteres 5G no interior de um círculo nas cores rosa, azul e lilás
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Em outubro de 2022, foi concluído o primeiro ciclo de implementação da nova geração de internet móvel no país, cujo objetivo é cobrir todas as capitais brasileiras. O menor tempo de latência (resposta) e a maior velocidade e estabilidade viabilizarão o uso de novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), a realidade virtual aumentada e o metaverso.

Como a rede 5G propiciará novas oportunidades ao mercado de telecomunicações, é fundamental que os Internet Service Provider (ISPs), ou provedores de serviços de internet, participem ativamente das discussões e se capacitem na nova tecnologia para não ficar de fora.

Quais as tendências do 5G para os próximos anos?

Entre abril e julho de 2022, a Ericsson ConsumerLab realizou uma pesquisa que demonstrou como vem sendo usada a rede 5G no Brasil e as principais tendências para os próximos anos. 

Segundo os dados levantados, 32% dos brasileiros que já usam o 5G ficam a maior parte do tempo conectados à internet; 58% passam mais tempo conectados à internet 5G agora do que quando usavam a 4G. 

Além disso, o estudo mostra que os usuários de smartphones se sentem mais satisfeitos com a performance da rede 5G em relação à 4G, em 21 dos 34 mercados analisados. Contudo, a baixa cobertura do sinal é a principal queixa daqueles usuários.

Quanto às tendências, o estudo aponta que:

  • 50 milhões de consumidores brasileiros farão upgrade para 5G em 2023;
  • 54% dos usuários de 4G alegam que começarão ou aumentarão o uso de aplicações de RA (realidade aumentada) assim que assinarem um plano 5G;
  • 84% das pessoas que já adotaram a rede 5G afirmam que as novas tecnologias são fatores fundamentais para manterem ativos seus planos de banda larga móvel, o que indica que os recursos tecnológicos terão de evoluir para atender essa demanda.

A importância dos provedores de internet

Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), os ISPs são peças de suma importância para a ampliação e interiorização da rede 5G no Brasil, tendo em vista que contam condições técnicas e econômicas para implementar e operar redes móveis no interior do país. 

Isso porque, conforme o MCom, os provedores de serviços de internet já possuem experiência na instalação e gestão de redes fixas de banda larga em localidades remotas. Ou seja, a participação dos provedores de internet no 5G é fundamental para que o avanço da internet pelo país seja muito mais rápido, garantindo, o quanto antes, a inclusão digital de toda a população brasileira.

Benefícios do 5G

A rede 5G é capaz de fornecer uma abrangência de atendimento de internet muito grande. Para se ter uma ideia, enquanto o 4G disponibiliza internet a uma velocidade de 1GB, o 5G consegue oferecer uma velocidade de 20GB por segundo. 

Com a nova rede, espera-se uma explosão de conectividade, com muito mais possibilidades para o uso de Internet das Coisas (IoT). Além da velocidade, a cobertura do 5G é uma de suas vantagens, pois permite que mais equipamentos se conectem ao mesmo tempo, sem a interferência que costumamos presenciar em grandes eventos.

Um outro aspecto de destaque é que as redes de 5G precisam de um número maior de estações para atender uma região e, pelas características técnicas dessas redes, é imprescindível que as estações sejam interligadas por meio de fibra óptica. 

Como os provedores têm se notabilizado por serem mais intensivos no lançamento de redes de fibra óptica, com presença em locais não alcançados pelas redes das grandes operadoras, os ISPs passam a ser parte fundamental do sucesso da implantação do ecossistema das novas redes 5G.

Mas e a fibra óptica?

A fibra óptica e a internet fixa continuarão existindo com o 5G, conforme já explicamos aqui no blog. A velocidade e a capacidade do cabo ainda serão superiores às vias aéreas. Isso porque a fibra óptica – no caso da Eletronet, nossa rede OPGW – utiliza a luz para transmitir os dados em alta velocidade, com capacidade maior que qualquer sistema baseado em cabos de cobre. 

Além disso, as próprias frequências e espectro são finitas, com possibilidades limitadas de reutilização, o que não acontece com os cabos ópticos, que podem ser reutilizados com novas soluções e tecnologias e ampliados continuamente.

A tecnologia está em constante mudança. Por isso, precisamos estar sempre preparados para novos negócios e atentos às discussões pertinentes ao 5G, participando ativamente das consultas públicas, para oferecer novos serviços aos clientes e se destacar na concorrência.

Conheça a Eletronet

A Eletronet é uma empresa especializada no transporte de dados, que conta com mais de 20 anos no mercado. Nossa infraestrutura é composta de cabos ópticos OPGW instalados nas linhas de transmissão de energia elétrica, garantindo a integridade, disponibilidade, confiabilidade e segurança da rede. Vale destacar, ainda, que nossa rede de fibra óptica possui mais de 17 mil km, distribuídos em 18 estados brasileiros.

Se você procura por Transporte de Dados com alto nível de qualidade, capacidade praticamente ilimitada e alta velocidade em longa distância, vem para a Eletronet!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais