5G no Brasil – Leilão & Mercado

5g no Brasil
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A chegada do 5G no Brasil está cada vez mais próxima. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já realizou consultas públicas sobre aspectos como equipamentos, cybersegurança e o próprio leilão do 5G, previsto para acontecer entre o final de 2020 e o começo de 2021.

Com o 5G, a expectativa é que novas oportunidades surjam no mercado de telecomunicações e que haja mudança nos modelos de negócios, por isso é importante que os provedores de internet (ISPs) participem ativamente das discussões e se capacitem na nova tecnologia para não ficar de fora.

Leilão 5G

No leilão do 5G a previsão inicial era disponibilizar três frequências pela Anatel: 3,5 GHz, com 200 MHz de capacidade; 2,3 GHz, com 100 MHz de capacidade; e as sobras da faixa de 700 MHz, com 10 MHz de capacidade. As faixas abaixo de 6 GHz (sub-6 GHz) permitem velocidades maiores que o 4G e garantem maior cobertura do que as ondas milimétricas (mmWave). Porém a disponibilidade das frequências continua em discussão à medida que elas vão sendo testadas.

Em estudo mais recente feito pelo Comitê de Uso do Espectro e de Órbita (CEO) da Anatel sobre a convivência da 5G com os serviços fixos por satélite (SFF) e com a TV por parabólica, concluiu-se que as medidas necessárias para a convivência dos três serviços devem ser mais rígidas para que não haja interferência, por isso, um novo levantamento sobre o modelo de venda do espectro 3,5GHz deve ser realizado.

A Importância dos ISPs

A regionalização e a participação de pequenas e médias operadoras no leilão do 5G tem sido bastante discutida. Com a participação dos ISPs no 5G, o avanço da internet pelo país seria muito mais rápido. A expectativa é que os ISPs possam expandir suas redes dos através de rede móveis de quinta geração, cobrindo assim as pequenas cidades .

Benefícios do 5G

A promessa do 5G é de uma abrangência de atendimento de internet muito grande. Para se ter uma ideia, enquanto o 4G consegue oferecer internet a uma velocidade de 1GB, o 5G consegue oferecer uma velocidade de 20GB por segundo. Com a nova rede, espera-se uma explosão de conectividade, com muito mais possibilidades para o uso de IoT (Internet das Coisas). Além da velocidade, a cobertura do 5G é uma de suas vantagens, pois permite que mais equipamentos se conectem ao mesmo tempo, sem a interferência que costumamos presenciar em grandes eventos.

Um outro aspecto de destaque é que as redes de 5G precisam de um número maior de estações para atender uma região e pelas características técnicas destas redes, é imprescindível que as estações sejam interligadas através de fibra óptica. Como os provedores têm se notabilizado por serem mais intensivos no lançamento de redes de fibra óptica, com presença em locais não alcançados pelas redes das grandes operadoras, eles, os ISPs passam a ser parte fundamental do sucesso da implantação do ecossistema das novas redes 5G.

Mas e a Fibra Óptica?

A fibra óptica e a internet fixa continuarão existindo com o 5G, conforme já explicamos aqui no blog. A velocidade e a capacidade do cabo ainda serão superiores às vias aéreas. Isso porque a fibra óptica – no caso da Eletronet, nossa rede OPGW – utiliza a luz para transmitir os dados em alta velocidade, com capacidade maior que qualquer sistema baseado em cabos de cobre. Além disso, as próprias frequências e espectro são finitas, com possibilidades limitadas de reutilização, o que não acontece com os cabos ópticos, que podem ser reutilizados com novas soluções e tecnologias e ampliados continuamente.

A tecnologia está em mudança constante e precisamos estar sempre preparados para novos negócios. Devemos estar atentos às discussões pertinentes ao 5G, participando ativamente das consultas públicas. Além disso, é importante investir em capacitações para quando a nova tecnologia chegar, estar apto a avaliar a aderência ao modelo de negócio da empresa e utiliza-la para oferecer novos serviços e se destacar da concorrência.

Quer saber mais sobre o Mundo dos Provedores de Internet ?

Assine nossa Newsletter e Receba novidades exclusivas!

Comentários