SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Provedores de internet: como gerir seu negócio em tempos de crise

Mulher preocupada com a crise, em frente ao computador
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registraram um atípico recuo de 1,2% no número de conexões de banda larga em novembro de 2021 em relação ao mês anterior. Tal redução não é um indicativo de que a expansão do acesso à internet parou, já que, se comparado o número de conexões de 2020 com 2021, houve um crescimento de mais de 10,5%.

Contudo, é importante observar que os provedores de internet estão sentindo os impactos da crise, pois, por mais que os dados não indiquem uma retração significativa no número de clientes atendidos, há um aumento no número de inadimplentes, resultando em um faturamento abaixo do esperado.

Esse cenário tem levado determinados Provedores de Pequeno Porte (PPPs) a reduzirem suas despesas, porém, esse processo nem sempre é feito de modo planejado e estratégico, podendo prejudicar ainda mais o equilíbrio financeiro do negócio, ao invés de restaurá-lo. 

Alguns exemplos de más práticas adotadas nessas circunstâncias são:

  • Substituir antigos parceiros por empresas que cobram menos e oferecem menor qualidade;
  • Transferir para o time interno demandas que estavam sob responsabilidade de uma empresa especializada terceirizada, reduzindo a produtividade.

A boa notícia é que o mercado de provedores é um dos poucos com perspectiva de crescimento no curto e médio prazos. Isso porque são peças fundamentais para universalização do acesso à internet no país, ainda mais agora, com a chegada do 5G, uma vez que áreas sem interesse comercial pelas grandes operadoras são vantajosas para esses pequenos provedores.

Portanto, se o contexto força a redução temporária de custos, é vital que esse processo não interfira na sobrevivência do empreendimento. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como gerir seu negócio em tempos de crise. Confira!

O que os provedores de internet podem fazer em tempos de crise?

Algumas alternativas para enfrentar a crise são:

  • Reduza despesas: identifique todas as despesas fixas da empresa e saiba o que pode ser feito para reduzi-las. Por exemplo, uso consciente de água e energia elétrica, adoção do modelo de home office ou híbrido, aluguel de um imóvel com valor mais acessível ou negociação do aluguel com o proprietário. Verifique também como diminuir os custos com despesas variáveis, como combustível e manutenção dos veículos usados para visitas técnicas por meio de rotas otimizadas e a escolha por estradas com melhor infraestrutura;
  • Negocie com fornecedores: entre em contato com os fornecedores da rede de internet, de equipamentos e de outros serviços e produtos para conversar sobre a atual situação da empresa e chegar a um acordo sobre o que pode ser feito para manter a parceria;
  • Crie estratégias para diminuir a inadimplência: como dito, a inadimplência é um problema que vem prejudicando os negócios dos provedores de internet. Para diminuir o atraso ou não pagamento, invista em incentivos de pagamento, como bonificações ou descontos para os clientes que pagarem antes do prazo;
  • Invista naquilo que propicia resultados no curto prazo: em tempos de crise, é preciso reduzir custos, mas isso deve ser feito de forma estratégica, como já mencionado. Portanto, identifique aquilo que mais impacta a satisfação dos clientes, para mantê-los fidelizados, e aquilo que mais influencia a atração de novos clientes. Se você souber, em uma crise, onde economizar e investir, essa pode ser até a oportunidade de alavancar seu negócio perante a concorrência.

Conheça a Eletronet

A Eletronet oferece serviços de transporte de dados e trânsito IP, há mais de 20 anos. Além disso, fornecemos serviços agregados, como conexão ao PPT e link dedicado. Entre em contato com a Central de Atendimento para conhecer mais sobre as nossas soluções para provedores de internet!

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais