SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

A Escolha da Tecnologia como Desafio Inicial na Criação de um Pequeno Provedor

Tecnologia como Desafio na Criação de um Pequeno Provedor
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Tecnologia como Desafio na Criação de um Pequeno ProvedorSe você está pensando em empreender, montar um pequeno provedor de Internet pode ser uma boa ideia para iniciar o ano novo. Vários desafios serão necessários para a implementação do novo provedor e por isso vamos falar sobre um passo inicial importante.

Desenvolver um provedor de internet, traz o desafio da escolha da tecnologia. A análise de cada uma das possibilidades é essencial para o negócio funcionar. O equilíbrio financeiro é um fator decisivo no início de um negócio e é comum a análise da tecnologia ser feita apenas em cima do fator preço.

Cada demanda exige mais ou menos desempenho. Se o projeto está sendo realizado numa região mais afastada, no interior de alguma cidade, pode não ser tão interessante optar pela fibra óptica. Nesse caso, se for constatado que o local não recebe interferências externas por possuir poucas residências ou empresas nas proximidades, rádio se torna uma possível oferta.

Não só existem várias tecnologias, como dificilmente haverá um provedor utilizando apenas uma opção. Um exemplo bastante comum são projetos em que a fibra óptica alcança até a portaria de um condomínio ou prédio e de lá para os apartamentos é utilizado com cabo UTP. Com isso, temos uma integração de duas tecnologias com o objetivo de proporcionar uma melhoria no atendimento e uma redução de custos visando uma rede totalmente óptica.

Por exemplo, um provedor que alimentava um prédio com fibra e a partir dela alimentava um concentrador ADSL que disponibiliza uma conexão com baixa qualidade aos assinantes finais. Após, apostou em um pedaço coberto por fibra óptica e alcançou até o FTTH, entregando um serviço de maior qualidade ao seu cliente.

A tendência é que, conforme for ganhando espaço, a fibra óptica seja levada cada vez mais para perto de todos os projetos. A evolução acontece naturalmente ao montar um pequeno provedor de internet.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais