Prioridades no Setor de Telecomunicações
Na última semana, foi realizada na Câmara dos Deputados, audiência sobre os resultados das ações em 2017 e as prioridades para o setor de telecomunicações em 2018 com a presença dos presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações, Juarez Quadros, e do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
Assuntos importantes foram comentados, como: trabalho de desligamento do sinal analógico em todo o país, projeto de envio de mensagens de alerta de desastres naturais em parceria com a defesa civil, monitoramento de espectro nos aeroportos do país, entre outros. Vale lembrar que as queixas caíram 13%, em 2017.
No balanço sobre o serviço de telecomunicações, em 1998, o Brasil contava com 28 milhões de acessos, já em dezembro de 2017 esse número saltou para 323,6 milhões de acessos de todos os serviços (telefonia fixa, TV por assinatura, telefonia móvel e banda larga fixa).
Discussões e definições também foram tomadas a respeito dos principais projetos do Ministério. Internet para todos, Marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Lei do Bem, P&D para manufatura avançada, inserção de pesquisadores em incubadoras, entre outros assuntos foram abordados pelos diretores.
O novo Programa Nacional de Banda Larga também foi colocado em pauta. Foram expostas definições sobre o novo cabo submarino que vai ligar Brasil e Europa, previsto para este ano e sobre o novo satélite brasileiro. Sobre o programa Internet para Todos, a partir de julho começa a instalação das antenas nos povoados.