Expansão da Banda Larga Fixa em Janeiro de 2018
Em janeiro de 2018, o Brasil registrou um aumento de 1,17% no número de acessos de banda larga fixa, maior crescimento líquido já registrado desde setembro de 2012. Esses dados representam 29,077 milhões de acessos, impulsionados pelo uso de provedores regionais.
De acordo com o levantamento apresentado pela Anatel, o país chegou a marca de 2,2 milhões de novos contratos no último ano, sendo que somente os ISPs tiveram um aumento de 52,52% no mesmo período.
As informações mostram que, entre as tecnologias utilizadas, a fibra óptica apresentou um crescimento de quase 80% e o Brasil avançou em conexões mais rápidas, na faixa acima de 34 Mbps, atingindo um aumento de mais de 55,06% nos últimos 12 meses.
No mesmo estudo, a Agência Nacional de Telecomunicações revelou ainda os estados que mais cresceram em janeiro deste ano, em comparação a dezembro de 2017. Santa Catarina aparece em primeiro lugar, com 7,42%, seguida pelo Rio Grande do Sul (2,74%) e Maranhão (2,52%), respectivamente.
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, regiões que também fazem parte da área de atuação da Eletronet, foram os estados com o maior número de contratos em operação, somando 189,7 mil.
Dessa forma, os provedores regionais registraram um crescimento 3,5 vezes maior que a soma de todos os grandes grupos nacionais que atuam no país.