Ninguém discorda que ter acesso à Internet contribui para o desenvolvimento de uma região e para o conhecimento de sua população. Porém, como será vencido o obstáculo de levar Internet a metade da população mundial ainda sem acesso?
Mesmo com custos girando em torno de US$ 1 trilhão, grandes empresas querem transpor esta barreira e levar esta acessibilidade a todos. Vamos conhecer três exemplos de gigantes tecnológicas que tentaram resolver o problema.
Laser do Facebook
Não está mais em andamento, mas o projeto Aquila, do Facebook, oferecia uma solução interessante para resolver o problema da Internet mundial.
O objetivo era sobrevoar com drones áreas remotas sem conexão, disparando fachos de laser sobre o solo, onde estariam os dados da internet. Atualmente, o Facebook está com um grandioso projeto que utilizará satélites para o fornecimento de internet nestas regiões você pode entender mais lendo: Facebook lançará satélite para atender regiões sem internet no mundo.
Balões do Google
Em andamento, o nome do projeto do Google para resolver os problemas de conexão à Internet em áreas remotas se chama Project Loon.
Balões de grande porte sobrevoam áreas de difícil acesso, como desertos na África, e levam consigo componentes essenciais capazes de prover uma conexão com a internet, como antenas, diminuindo a distância entre a estrutura terrestre e a estratosfera.
Satélites da SpaceX
Tendo como fundador, Elon Musk, mesmo da Tesla, a SpaceX também quer levar Internet para todos. O projeto é ousado e quer implantar 12 mil satélites em órbita da Terra – com o objetivo de levar conectividade a lugares que não a tem, além de melhorar conexões já existentes.
No Brasil, a Eletronet está em 18 Estados, com 155 POP’s conectados por 16.0000 quilômetros de fibra óptica. Com esta estrutura é possível atender a mais 800 municípios brasileiros.