SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Como o Geomarketing pode aumentar o numero de clientes e orientar investimentos para provedores de internet

Imagem ilustrando o Geomarketing
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Marketing EletronetNo papel de líder da área comercial e de marketing da Eletronet, estou sempre a procura de ferramentas ou estratégias que possam alavancar as nossas vendas. Foi quando decidi investigar um pouco sobre o geomarketing e descobrir como esta técnica poderia nos ajudar.

Em pouco tempo percebi que o geomarketing é também muito importante para os provedores de internet. Muitos não sabem quem que o geomarketing utiliza a análise de dados e mapas como componentes cruciais no processo de tomada de decisões. Isso permite a uma empresa conhecer melhor o seu mercado e ajuda a potencializar melhorias no seu desempenho por meio da adaptação das variáveis que influenciam a forma como os consumidores definem seus interessem e compras, reconhecendo quais os locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço.

A coleta de dados, realizada por meio do endereço IP ou do GPS ativado no celular, e a análise de tais informações oferece dicas valiosas a respeito do perfil de cliente, seus comportamentos e interesses. Além do IP ou GPS, boa parte da base de dados são informações públicas disponíveis no mercado e outras podem ser adquiridas legalmente. Com os dados em mãos, é possível aplicar modelos preditivos e analíticos que apontam o potencial de vendas em um determinado mercado, uma região, microrregião, inclusive como os dados básicos e endereços que são solicitados pelos clientes.

Algumas das plataformas que pesquisei, como a da NeoWay e da GeoFusion, podem fornecer informações detalhadas até mesmo sobre o consumo de banda larga, perfil de uso de internet ou mesmo indicar quanto um pai de família reserva de seu orçamento familiar na hora de investir em internet.

Com estes e outros dados em mãos, o trabalho de planejamento dos investimentos e a otimização dos esforços em uma expansão de serviço se tornam muito mais assertivos. E isso até mesmo aos que pretendem entrar no mercado de provedores de internet. O uso do geomarketing pode ajudar a identificar quais as regiões do país mais aderentes, com um maior número de clientes em potencial, além de mostrar o tamanho do mercado, posicionamento da concorrência, comportamento de compra e cobertura de vendas. Assim, uma ação ou investimento pode ser segmentado de acordo com o país, estado, cidades, bairros e ruas e oferecer conteúdo que o seu público realmente quer consumir, reduzindo os riscos da empresa e provendo melhores resultados aos negócios.

Autor: Cássio Lehmann

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais