A Black Friday está se aproximando e com ela também há um grande aumento das compras feitas pela internet. Você já preparou sua infraestrutura de TI e Telecom para suportar o aumento de demanda desse período?
Além da tendência crescente do comércio online, que registrou um aumento de 47% no faturamento, somente no primeiro semestre de 2020. Foi a maior alta do setor dos últimos 20 anos. Com as pessoas mais acostumadas às compras virtuais e a proximidade das festas de fim de ano, a expectativa é que haja um tráfego ainda maior durante a Black Friday e o Cyber Monday esse ano.
Para os sites de comércio eletrônico e para os provedores de internet o momento exige uma atenção maior à infraestrutura do ambiente de TI de forma a dar conta do aumento da demandado tráfego de dados pela rede. Mas como fazer isso? Separamos alguns pontos importantes que podem fazer toda diferença para não deixar ninguém na mão:
Faça uma análise da infraestrutura de TI
O primeiro passo é fazer uma análise da infraestrutura do ambiente de TI – mapear seus servidores, o tamanho atual da rede, componentes e aplicações, bem como estimar o crescimento do tráfego de dados. Depois de fazer esse levantamento, é hora de identificar possíveis “gargalos”, ou seja, os componentes que podem falhar com o aumento repentino de dados.
O provedor de internet deve ter uma infraestrutura robusta sempre pronta para atender a previsão de crescimento de tráfego, com especial atenção para os equipamentos e a gestão da rede.
Identifique pontos críticos usando testes de estresse
Teste de estresse é uma análise realizada em cenários desfavoráveis que ajuda a avaliar se sua infraestrutura de TI possui mecanismos suficientes para suportar o impacto de desenvolvimentos adversos.
Ao fazer isso, você fica ciente do quanto sua infraestrutura pode suportar e quanto você precisa escaloná-la para acomodar um possível aumento do tráfego. Esse teste deve ser feito em uma infraestrutura recriada em nuvem, nunca na infraestrutura atual.
Adote tecnologias para ampliação da rede
Uma tecnologia que vem sendo bastante utilizada quando há um aumento na demanda de tráfego é a Multiplexagem Densa por Divisão de Comprimento de Onda (DWDM), que permite o tráfego de múltiplos canais por uma mesma fibra óptica mantendo o mesmo grau de desempenho, confiabilidade e robustez do sistema.
A capacidade varia de acordo com o equipamento utilizado, o transporte de dados pode variar entre 80GB, 4TB chegando até 17,6TB, como são os novos sistemas DWDM utilizados pela Eletronet. A tecnologia também pode chegar a longas distâncias atingindo em média, 150km.
Prepare sua equipe de suporte
Não esqueça de deixar a sua equipe de suporte preparada para lidar com a demanda do aumento de tráfego. Todos devem estar cientes da projeção de aumento de tráfego e prontos para agir em caso de falhas na rede.
Segurança
Além do aumento do tráfego, estamos vivenciando esse ano um número surpreendente de ataques por cibercriminosos, sendo um deles considerado o maior ataque do país. Por isso, deve-se aumentar os cuidados e tentar diminuir as vulnerabilidades. Tecnologias de apoio como criptografia de ponto a ponto, firewall, sistemas de detecção de intrusos e monitoramento são recomendados neste cenário, bem como um plano de recuperação de desastres.
Para oferecer um serviço de qualidade é preciso estar preparado para as mais diversas situações e planejar cada ação com antecedência. Conte com a Eletronet sempre que precisar melhorar e ampliar a sua rede!