A Cartilha de Cidades lançada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no início deste mês já está disponível para acesso.
O documento sintetiza dados do estudo Internet das Coisas: Um Plano de Ação para o Brasil, que é financiado pelo Fundo de Estruturação de Projetos do Banco e fornecerá subsídios para o Plano Nacional de IoT, ondes estarão estabelecidas as políticas públicas nacionais para internet das coisas entre 2018 e 2022.
Segundo o estudo, Cidades Inteligentes é apontada como uma das áreas prioritárias de direcionamento de iniciativas e políticas públicas para o desenvolvimento de IoT no Brasil. Gestão pública, transporte, monitoramento de tráfego, segurança e eficiência energética são algumas das áreas apontadas como de grande potencial para aplicação de Internet das Coisas nas cidades. O estudo ainda informa que a economia potencial no mundo com a racionalização desses processos é de US$ 1,6 trilhão, em 2025. Apenas no Brasil, esse ganho econômico potencial é estimado em US$ 27 bilhões.
O guia traz também um passo-a-passo com uma série de etapas que o gestor público deve seguir para estruturar com sucesso soluções de IoT. Também podem ser encontrados no guia os desafios de implantação de projetos integrados entre diferentes setores e diversos exemplos de aplicações já implementadas no Brasil e no Mundo.