Fórum das Operadoras Alternativas em São Paulo
Na próxima semana, dia 26 de março, acontece em São Paulo, o Fórum das Operadoras Alternativas. Executivos das áreas de TI, operações, marketing e desenvolvimento de negócios de grandes empresas participarão de palestras e seminários e discutirão temas importantes para o setor de telecomunicações.
Temáticas atuais de grande relevância para operadoras de telecomunicações serão abordadas nos painéis do evento. Estamos falando de assuntos como: ambiente da Internet das Coisas, desenvolvimento de modelos baseados em big data e inteligência artificial, mudanças no sistema financeiro e novos modelos de distribuição de vídeo.
Desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil” é uma maneira de entender como a IoT se comportará no país nos próximos anos. O objetivo do estudo é posicionar o país em termos de políticas públicas no campo.
De acordo com o Relatório do Plano de Ação feito pelo BNDES estima-se que a Internet das Coisas poderá adicionar de 4 a 11 trilhões de dólares à economia global em 2025, sendo que no Brasil esse número poderá atingir entre 50 a 200 bilhões de dólares.
A União Internacional de Telecomunicações (ITU) ainda destaca que para países como o Brasil, as oportunidades trazidas pela Internet das Coisas podem levar a um aumento da inovação, da qualidade de vida, da produtividade ou até mesmo da complexidade econômica da nossa cesta de produtos de exportação.
Novos recursos e mercados de inteligência artificial, como: deep learning, natural learning e machine learning estão cada vez mais difundidos no nosso dia a dia. O mercado de IA deve movimentar cerca de US$ 25 bilhões até 2025, com uma taxa de crescimento de 45% ao ano.
Essa rápida incorporação também está acontecendo com o Big Data, que nada mais é que uma imensa quantidade de informações captadas pelas empresas. Basta saber como usar os parâmetros de volume, velocidade, veracidade e a variedade dessas informações para impactar o seu negócio.
Neste cenário de constante mudança em que todos precisam se adaptar, transformações econômicas também estão acontecendo. Mudanças no sistema financeiro brasileiro, como a criação de fintechs de vários tipos, bitcoin, blockchain, além de outras modificações. Outro assunto que chama a atenção são os novos modelos de produção e reprodução de vídeos, como a grande utilização de streamings e tvs corporativas online.
A adaptação às novas tendências de mercado é necessária. Brasileiros são apaixonados por tecnologias e a necessidade de transformações constantes é cada dia mais evidente.