A forma como a informação chega no seu computador pode ser feita de diversas maneiras, e algumas vezes essas nuances interferem na qualidade do acesso, na velocidade da conexão e até na segurança dos dados. Por isso é tão importante entender cada detalhe da arquitetura de rede, do transporte de dados e dos protocolos. Neste artigo, vamos falar de dois importantes protocolos da camada de transporte: o TCP e o UDP.
O que é protocolo TCP e UDP?
O TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP(User Datagram Protocol) são protocolos de internet que determinam como os dados são compartilhados. Eles possuem características muito distintas, porém ambos são usados para a mesma finalidade; enviar pacotes para um determinado endereço IP, seja na internet ou na rede local. Ambos possuem vantagens e desvantagens e devem ser escolhidos caso a caso. Vamos às principais diferenças entre eles:
Confiabilidade
O protocolo TCP é considerado o mais confiável porque ele garante a entrega e a integridade dos dados pacote, enquanto a porta protocolo UDP não garante essa entrega. O TCP funciona com o padrão de Three-Way Handshake, ou seja, primeiro entra em contato com a máquina de destino, sincroniza, envia o pacote de dados e recebe a confirmação de que o pacote foi enviado.
Esse processo de envio e recebimento de pacotes acontece sempre que você faz qualquer ação na internet que utilize o TCP, como acessar um site, clicar em um link, enviar uma mensagem, entre outros. Ele adota um sistema de envio que enumera os pacotes e os envia em ordem, quando um dos pacotes não é enviado corretamente, ele envia novamente e só segue o fluxo após receber confirmação de que os dados do pacote foram recebidos sem erros.
Uma característica importante do TCP é a checagem de erros realizada por ele, assegurando que as informações não sejam corrompidas durante o trajeto. Esse processo de checagem e o próprio processo de envio de dados do TCP fazem dele um protocolo bastante confiável e amplamente utilizado por todos.
Rapidez
Claro que todo esse processo de confirmação de recebimento e checagem dos pacotes faz com que o protocolo TCP seja um pouco mais lento. No UDP não existe o processo de verificação de erros e confirmação do pacote, isso faz com que ele seja mais ágil em comparação ao TCP, porém menos confiável. do que o TCP
Dessa forma, o protocolo UDP é muito utilizado em situações em que se exige uma conexão rápida como uma chamada de voz,VoiP, em transmissões de vídeo ao vivo, ou até mesmo em jogos online. Isso porque o UDP manda diretamente a informação e, em caso de erro de algum pacote, ele simplesmente manda o próximo pacote programado, priorizando a transmissão em tempo real, mesmo que alguns trechos saiam com distorções ou falhas.
Conexão
O TCP é um protocolo orientado à conexão. A orientação da conexão significa que os dispositivos de comunicação devem estabelecer uma conexão antes de transmitir os dados e devem fechar a conexão após a transmissão dos dados.
Já o protocolo UDP é orientado a data gramas. Isso ocorre porque não há sobrecarga para abrir, manter e encerrar uma conexão. O UDP é eficiente para o tipo de transmissão de rede de broadcast e multicast, como já foi exemplificado anteriormente.
O TCP é usado principalmente em HTTP, HTTPs, FTP, SMTP e Telnet. Enquanto a porta UDP é usada em DNS, DHCP, TFTP, SNMP, RIP e VoIP.
Protocolo QUIC
Apesar de serem os protocolos de transporte mais populares, o TCP e o UDP não são os únicos protocolos. Existem outros como o RTP, DCCP, SCTP e, mais recentemente o QUIC(Quick UDP Internet Protocol), criado pelo Google. O QUIC une a rapidez do UDP com a segurança e checagem do TCP. É um sistema que vem sendo utilizado para conexões HTTP de páginas do Google e Facebook.
As páginas que utilizam o QUIC conseguem usar o sistema de criptografia e TLS sem lentidão na transmissão de dados. Esse novo protocolo foi adotado pelo Internet Engineering Task Force (IETF) em novembro de 2018 e possibilitou o novo protocolo de internet chamado de HTTP/3, que vem sendo amplamente utilizado.
Além de compreender o significado de TCP, UDP e suas diferenças, que tal saber mais sobre transporte de dados? Confira nosso blog, onde falamos sobre as diferentes tecnologias para provedores de internet.