SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Entenda a diferença entre Unicast, Multicast e Broadcast

Entenda a diferença entre Unicast, Multicast e Broadcast
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O que é Unicast?

É uma forma de envio de informações direcionadas para somente um único destino.

Transmissão Unicast

Na transmissão Unicast, uma conexão de rede ponto a ponto é implementada entre o remetente e cada receptor. Se um remetente transmitir os mesmos dados para vários receptores ao mesmo tempo, várias cópias do mesmo pacote de dados devem ser copiadas de acordo. 

Se um grande número de hosts deseja obter a mesma cópia do pacote de dados, como resultado, a carga do remetente é pesada, o atraso se tornará mais longo e a rede ficará congestionada. Para garantir a qualidade do serviço, é necessário adicionar hardware e largura de banda.

Imagem mostrando o que é broadcast, unicast e multicast.

O que é Broadcast?

Broadcast é a transmissão de informações, como o áudio, vídeo ou dados, vindo através de uma fonte para um grande número de destinatários simultaneamente. Sendo muito mais abrangente por ter a capacidade de transmitir diferentes tipos de mídia por meio de cabos, fibra óptica, linhas telefônicas, ondas de rádio e satélites.

Transmissão Broadcast

No Broadcast o pacote de dados é enviado para todos os destinos possíveis da rede. Neste modelo de transmissão os pacotes de dados são transmitidos na sub-rede IP. Dessa forma, todos os hosts da sub-rede receberão os pacotes, independentemente do host estar ou não disposto a recebê-lo. 

Portanto, o intervalo de transmissão é muito pequeno e é válido apenas na sub-rede local. A transmissão de Broadcast é controlada pelo roteador e pelo dispositivo de rede do switch.

O que é Multicast?

Multicast é a transmissão de informações vinda de uma única fonte para múltiplos destinatários específicos em uma rede. Onde a transmissão é direcionada para um único grupo seleto de pessoas interessadas no conteúdo.

Transmissão Multicast

No Multicast as informações são enviadas para múltiplos destinos. O pacote de dados é direcionado para um grupo específico e pré-definido de destinos possíveis. Um exemplo comum é a utilização de sub-redes, ou pedaços de redes para obter um endereçamento de rede (DHCP).

Se um remetente transmite os mesmos dados para vários receptores ao mesmo tempo, apenas uma cópia do mesmo pacote de dados precisa ser copiada. Melhora a eficiência da transmissão de dados e reduz a possibilidade de congestionamento na rede backbone.

Entenda mais sobre topologia de link ponto a ponto

Conheça a diferença entre o protocolo UDP e TCP

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais