A internet via satélite é um recurso importante para tornar o mundo mais digital. Apesar da qualidade da internet não ser tão boa quanto a internet a cabo ou por fibra óptica, por causa da menor capacidade e da interferência existente na conexão via satélite, ela é uma opção para chegar em lugares, onde o cabo e a fibra ainda não chegaram: o campo.
Digitalizar a zona rural contribui para a melhoria econômica, visto que passamos a ter um agronegócio mais equipado e com recursos tecnológicos que potencializam a produção. Sem falar na democratização do acesso à internet com o avanço da inclusão digital.
Para se ter ideia, no último censo agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, foi divulgado que das 5 milhões de propriedades rurais brasileiras, 72% (3,64 milhões) não têm acesso à internet na propriedade.
Boa parte desse público é composta de pequenos produtores rurais, que ficam impossibilitados de usar a tecnologia tanto para auxiliar a produção rural e reduzir custos produtivos, quanto para comercializar a produção por meio de ferramentas como Whatsapp e Redes Sociais.
A falta da internet interfere também na qualidade de vida dos moradores rurais, que não podem fazer transações bancárias, nem ter acesso à educação online, entre outras facilidades que a internet proporciona. Isso interfere principalmente na contratação de mão de obra e ajuda a ampliar o êxodo rural.
A boa notícia é que esse acesso deve ser ampliado com a comercialização da internet por satélite da Starlink. A empresa se prepara para entrar no mercado brasileiro até o final do ano, com a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que já homologou duas antenas de satélite que ficarão instaladas nas estações terrestres do provedor.
A empresa de transporte espacial do bilionário empreendedor Elon Musk (o mesmo fundador e CEO da Tesla Motors, a montadora dos carros elétricos), possui 700 satélites orbitando a terra e tem investido em melhorar a qualidade e capacidade do serviço de conectividade por satélite.
Como funciona?
A internet via satélite é utilizada principalmente em áreas remotas onde não há acesso por cabo. Por enquanto, há ainda muita reclamação em relação à latência e velocidade da internet oferecida, mas para ter acesso à internet onde o cabo e a fibra ainda não chegam, ela é acaba sendo uma opção.
A comunicação via satélite é feita de forma bidirecional (recebimento e envio de dados), e é realizada de maneira simples por meio de uma antena parabólica e transmissão de sinal direta entre a sua casa e o satélite com intermédio do provedor de internet.
A internet via satélite não é tão boa e confiável quanto um serviço via cabo e fibra óptica, porque as conexões diretas por cabo evitam a interferência no sinal da internet, perda de pacotes de que dados e geralmente são mais rápidas.
No serviço de internet via satélite, os dados são transmitidos pelo ar, por isso a possibilidade de interferência é maior, como chuva, poluição e demais fatores climáticos que possam comprometer o sinal.
Quer saber mais sobre qualidade de internet? Confira nossa biblioteca com e-books gratuitos.